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Esta tese apresenta compreensões sobre as potencialidades da literaturalização das
ciências para a construção do conhecimento, articuladas com práticas pedagógicas,
no contexto da educação on-line. Assim, emerge a problemática: Como a
literaturalização das ciências, articulada com práticas pedagógicas para a educação
on-line pode potencializar a construção do conhecimento? Para tanto, explora a
metáfora da viagem, construindo o mapa que contempla o detalhamento da pesquisa,
a bagagem como referencial teórico e o álbum da viagem para discutir sobre as
análises dos dados produzidos. Apresenta uma abordagem metodológica qualitativa,
de natureza exploratória, articulando aspectos de duas pesquisas da Educação:
pesquisa nos/dos/com os cotidianos e pesquisa-formação na cibercultura. A
fundamentação teórica contempla a construção do conhecimento, a partir dos
conceitos da Biologia do Conhecer (perturbação, interação, respeito mútuo,
legitimação do outro, acoplamento estrutural, cooperação, compensação da
perturbação, autopoiese, autoria), isto é, no conhecer e no viver dos seres humanos
em interação, configuramos o espaço de convivência, em congruência com o meio.
Na cibercultura, a convivência é modificada pela inserção de tecnologias digitais no
cotidiano das pessoas, tensionando modelos massivos e transmissivos na educação.
A educação on-line apresenta outras possibilidades para aprender e ensinar, na
reflexão e ação sobre práticas comunicacionais interativas, hipertextuais, ubíquas,
colaborativas, baseadas no diálogo, compartilhamento, participação e autoria. No
contexto emergente, explora a literaturalização das ciências, que ocorre no
entrelaçamento entre literatura e conhecimento científico, a partir de pesquisa e
reflexão para explorar o hibridismo das linguagens e estabelecer analogias,
associações, metáforas e metáforas epistêmicas. A literaturalização das ciências
ressignifica a produção de textos acadêmicos, materiais e livros didáticos e o próprio
discurso científico, em congruência com cotidiano, no desenvolvimento de práticas
pedagógicas em diferentes contextos. Para construir conhecimentos, por meio da
literaturalização das ciências, foi desenvolvida a formação de professores no curso de
extensão ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a
prática docente’, realizado em 2021, no contexto pandêmico, em encontros on-line
síncronos e assíncronos, na Universidade La Salle - Canoas. Os participantes da
pesquisa foram 15 professores da educação básica da rede pública de ensino e
estudantes de pós-graduação, de diferentes cidades brasileiras, os quais criaram
cinco histórias científico-literárias, articulando conhecimentos da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), em uma narrativa autoral, com personagens, enredo e
diálogos, explorando analogias, hibridismo das linguagens, hibridismo tecnológico
digital e desenvolvendo práticas pedagógicas. Os participantes foram instigados a
fazer-pensar-fazer, conhecendo e vivendo a literaturalização das ciências em sua
prática docente. Assim, emergiu o ‘eu, autor’ dos professores, compreendendo e
afirmando as potencialidades da literaturalização das ciências nos tantos e plurais
cotidianos escolares, produzindo conhecimentos e significações. No final dessa
viagem, consideramos que as potencialidades da literaturalização das ciências
possibilitam a construção do conhecimento e contribuem para o processo de
aprendizagem em diferentes contextos, compreendendo que o fim é também o início
de novas aventuras. |
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