DSpace Repository

Educação e tecnologias digitais: os desafios de um grupo de professores de Manaus no contexto de pandemia de Coronavírus

Show simple item record

dc.contributor.author Aragão, Valéria de Menezes
dc.date.accessioned 2023-05-02T20:47:24Z
dc.date.available 2023-05-02T20:47:24Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation ARAGÃO, V. M. Educação e tecnologias digitais: os desafios de um grupo de professores de Manaus no contexto de pandemia de Coronavírus. 2022. 77 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Manaus, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3494. Acesso em: 02 maio 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3494
dc.description.abstract A presente pesquisa foi motivada pelo tema das tecnologias digitais e educação a partir dos desafios enfrentados pelos professores no contexto de pandemia de Coronavírus no Brasil. Essa investigação teve como objetivo principal compreender a percepção dos professores de cursos preparatórios de linguagens de Manaus sobre as contribuições e experiências propiciadas pelas tecnologias digitais (TDs) no contexto da pandemia de Coronavírus. O estudo insere-se na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e caracteriza-se, quanto à metodologia adotada, como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. Para atingir os objetivos pretendidos, adotamos como instrumentos de coleta de dados, primeiramente, um questionário e, posteriormente, entrevistas com os professores participantes. Para a análise dos resultados, utilizamos a Técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), a qual tem como premissa a interpretação dos resultados a partir da análise, exploração e tratamento dos resultados. Como suporte teórico principal, adotamos os pressupostos de Castells (1999), Charlot (2006), Lèvy (1999), Santos (2008, 2020) e Silva (2011). A partir dos dados obtidos, foi possível interpretar os resultados e organizar em duas categorias: o ser professor em tempos de pandemia e as aprendizagens adquiridas nesse período – essa última interpretada à luz de Delors (2003) a partir dos quatro pilares para a Educação no século XXI. Tais reflexões levaram, sobretudo, a entender como a tecnologia contribuiu para uma nova forma de se pensar e experimentar o fazer educação, enquanto educador, na sociedade globalizada atual. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Práticas pedagógica pt_BR
dc.subject Pandemia Coronavírus pt_BR
dc.title Educação e tecnologias digitais: os desafios de um grupo de professores de Manaus no contexto de pandemia de Coronavírus pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes Antonio
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account