DSpace Repository

Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação

Show simple item record

dc.contributor.author Noronha, Fabrícia Py Tortelli
dc.date.accessioned 2023-05-03T16:44:32Z
dc.date.available 2023-05-03T16:44:32Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation NORONHA, F. P. T. Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação. 193 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3496. Acesso em: 03 maio 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3496
dc.description.abstract A presente pesquisa está relacionada às dificuldades de aprendizagem dos educandos iniciantes em programação, assim como problemas inerentes ao processo de ensino, implicando em altos índices de reprovação nas disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I, no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS – campus Porto Alegre. Vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, a pesquisa contextualizou- se nas investigações desenvolvidas no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. A problemática investigativa consiste em: Como a metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação pode contribuir para a construção do conhecimento de programação no processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I, no curso de Ensino Superior de Informática do IFRS – campus Porto Alegre? Objetivou-se compreender como a metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação pode contribuir para a construção do conhecimento de programação no processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I, no curso de Ensino Superior de Informática do IFRS – campus Porto Alegre. Para essa reflexão, dialogamos a partir da epistemologia genética de Piaget, das pesquisas acerca da metodologia de projetos de aprendizagem (LEC/UFRGS), de projetos de aprendizagem baseados em problemas, posteriormente ampliados para projetos de aprendizagem gamificados (GPe-dU UNISINOS) e da gamificação. De natureza qualitativa, a pesquisa teve por orientação metodológica a pesquisa-ação e como participantes, os educandos regularmente matriculados nas disciplinas de Lógica de Programação, Linguagem de Programação I, bem como seus professores. Como instrumentos de pesquisa, apresenta-se o diário de campo dos professores; mensagens no WhatsApp, fórum da disciplina e chat do Meeting com as interações entre professores e educandos; registros de áudio e vídeo das aulas síncronas; além das produções dos educandos. A análise e categorização dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo em complementariedade com a perspectiva hermenêutica. Como resultado, a tese defendida é: a exploração da metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação potencializou a construção do conhecimento nas disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I mediante a relação dialógica, problematizadora e questionadora, em que professores e educandos alternaram entre o ensinar e o aprender, instigando o protagonismo e o engajamento num contexto de construção colaborativa e cooperativa, bem como reencantou os educandos pelo conhecimento de programação em meio às descobertas, com os desafios e as missões. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject Projetos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Luciana
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.advisorco Casagrande, Cledes Antonio


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account