dc.description.abstract |
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La
Salle, linha de pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas, buscou
analisar a contribuição do curso Normal de um instituto de educação estadual da região
metropolitana de Porto Alegre - RS, para a profissionalização docente, na concepção de
sujeitos envolvidos, com vistas à proposição de elementos fundamentais a um curso de
formação inicial de professores que valoriza o saber da experiência para uma cultura de
profissionalização. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como o curso Normal
contribui no contexto do Ensino Médio na Rede Pública, para a profissionalização docente, na
concepção de sujeitos envolvidos, e que elementos são indispensáveis para um curso de
formação inicial que valoriza o saber da experiência para uma cultura de profissionalização?
A relevância da investigação residiu nas reflexões atinentes à formação de professores, à
profissionalização docente e à valorização do saber da experiência. Este estudo foi de
natureza qualitativa e de caráter descritivo, a partir de estudo de caso, tendo como locus de
pesquisa um instituto de educação estadual localizado na região metropolitana de Porto
Alegre - RS. Os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo, com os registros da
interação da pesquisadora com o referido instituto, grupos focais com alguns professores que
atuam no curso Normal, bem como documentos institucionais relativos ao referido curso - o
regimento, o projeto pedagógico do curso, além do projeto Memória, desenvolvido no
instituto em 2018. Através das proposições investigativas apresentadas, que circunscrevem o
curso Normal que permanece efetivo no campo de pesquisa pretendido, foram estabelecidas
interpretações relativas à temática na perspectiva da análise hermenêutica, em busca da
comprovação da tese aqui apresentada: Entre os elementos fundamentais a um curso público
de formação inicial de professores, em nível de Ensino Médio, está o saber da experiência, o
qual contribui para uma cultura de profissionalização docente e se desenvolve a partir da
aliança entre os campos empírico e teórico. A tese se comprovou, à medida que a práxis
(campo empírico) está presente no fazer docente (didático), seja no cumprimento do currículo,
na interação colaborativa com os colegas, seja na formação crítica. A aliança entre o campo
empírico e o teórico se dá na possibilidade do conhecimento compartilhado, do crescimento
conjunto e do amadurecimento profissional, o qual ajuda a forjar a formação crítica, que está
pautada na busca constante de crescimento e da própria profissionalização. |
pt_BR |