DSpace Repository

Educação e tecnologias digitais: desafios da BNCC para a prática pedagógica no Ensino Médio de Colégio La Salle Medianeira

Show simple item record

dc.contributor.author Gut, Marlete Teresinha
dc.date.accessioned 2023-05-03T17:07:22Z
dc.date.available 2023-05-03T17:07:22Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation GUT, M. T. Educação e tecnologias digitais: desafios da BNCC para a prática pedagógica no Ensino Médio de Colégio La Salle Medianeira. 2022. 172 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3500. Acesso em: 03 maio 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3500
dc.description.abstract A presente pesquisa, que tem como tema as “Tecnologias Digitais e os desafios da BNCC para as práticas pedagógicas no Ensino Médio”, está vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Na contemporaneidade, diversas práticas sociais e cotidianas são permeadas de e por Tecnologias Digitais (TDs), dinâmica intensificada ao longo do distanciamento físico imposto na pandemia da COVID-19. Em perspectiva similar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2018, postula a inserção das TDs nas práticas pedagógicas e o desenvolvimento de habilidades e competências congruentes com as exigências da Cultura Digital. Cenário que atribui relevância à pesquisa em tela, que tem como objetivo geral compreender como os professores da 1a série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira estruturam suas práticas pedagógicas diante das premissas da BNCC no que se refere à utilização das TDs. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. Para estruturar e validar a pesquisa, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa são os professores da 1a série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira de Cerro Largo, RS. Os dados coletados foram triangulados, sistematizados, analisados e interpretados a partir da Técnica de Análise de Conteúdos. Da análise e da interpretação dos dados, emergem três categorias: (1) Práticas Pedagógicas no Contexto da Cultura Digital: desafios e possibilidades; (2) Comunidades de Aprendizagem: ressignificação de concepções, cinesias e práticas; e (3) Experiências significativas de aprendizagem em meio ao cenário pandêmico. Ademais, constatamos que as TDs estão presentes na estruturação das práticas pedagógicas dos docentes da 1a série do Novo Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira. Além disso, os professores reconhecem a importância dos artefatos digitais na dinâmica escolar, no exercício da docência e na concretização de práticas pedagógicas ativas, significativas e contextualizadas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.title Educação e tecnologias digitais: desafios da BNCC para a prática pedagógica no Ensino Médio de Colégio La Salle Medianeira pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes Antonio
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.advisorco Pontin, Fabrício


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account