dc.description.abstract |
A presente pesquisa, que tem como tema as “Tecnologias Digitais e os desafios da
BNCC para as práticas pedagógicas no Ensino Médio”, está vinculada à Linha de
Pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Na contemporaneidade,
diversas práticas sociais e cotidianas são permeadas de e por Tecnologias Digitais
(TDs), dinâmica intensificada ao longo do distanciamento físico imposto na
pandemia da COVID-19. Em perspectiva similar, a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), homologada em dezembro de 2018, postula a inserção das TDs nas
práticas pedagógicas e o desenvolvimento de habilidades e competências
congruentes com as exigências da Cultura Digital. Cenário que atribui relevância à
pesquisa em tela, que tem como objetivo geral compreender como os professores
da 1a série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira estruturam suas
práticas pedagógicas diante das premissas da BNCC no que se refere à utilização
das TDs. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, do tipo
estudo de caso. Para estruturar e validar a pesquisa, utilizamos o questionário e a
entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da
pesquisa são os professores da 1a série do Ensino Médio do Colégio La Salle
Medianeira de Cerro Largo, RS. Os dados coletados foram triangulados,
sistematizados, analisados e interpretados a partir da Técnica de Análise de
Conteúdos. Da análise e da interpretação dos dados, emergem três categorias: (1)
Práticas Pedagógicas no Contexto da Cultura Digital: desafios e possibilidades; (2)
Comunidades de Aprendizagem: ressignificação de concepções, cinesias e práticas;
e (3) Experiências significativas de aprendizagem em meio ao cenário pandêmico.
Ademais, constatamos que as TDs estão presentes na estruturação das práticas
pedagógicas dos docentes da 1a série do Novo Ensino Médio do Colégio La Salle
Medianeira. Além disso, os professores reconhecem a importância dos artefatos
digitais na dinâmica escolar, no exercício da docência e na concretização de práticas
pedagógicas ativas, significativas e contextualizadas. |
pt_BR |