dc.description.abstract |
Esta dissertação busca compreender o trabalho com mini-histórias no cotidiano pedagógico,
sob a perspectiva da análise de situações empíricas e narrativas de professores da Educação
Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas através
de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado
pelas mini-histórias? A análise dessa questão parte de um curso de extensão que foi resultado
de ações conjuntas com o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq),
da Universidade La Salle. Os participantes do curso foram dezessete (17) professores da
região metropolitana de Porto Alegre/RS. A metodologia foi estruturada com base no estudo
de caso, onde o caso é o curso de extensão, e os dados produzidos para a análise são as
discussões ocorridas durante o curso e as mini-histórias resultantes. Também se soma ao
estudo de caso à compreensão da dimensão praxiológica (FORMOSINHO,2016). O trabalho
é apresentado em três partes, sendo a primeira, uma contextualização metodológica que
explica as escolhas feitas para esta dissertação; a segunda, um capítulo teórico composto de
uma revisão de literatura para indicar as publicações que relatam experiências com mini-
histórias e o desenvolvimento de alguns conceitos que serviram como chaves de leitura para
a análise e interpretação dos dados; e a terceira parte, que aponta para a identificação das
experiências dos professores na realização da prática, por meio do curso de extensão, seguida
de algumas análises finais através da triangulação de vozes e resultados alcançados. Com
essas análises busca-se contribuir para o encaminhamento de novas possibilidades de
compreensão dos efeitos das práticas da Educação Infantil, de forma a integrar os processos
pedagógicos das mini-histórias às questões relativas ao desenvolvimento humano e à
condição das experiências próprias da cultura da infância. Destaca-se que outra discussão
contextual emergente foi o desenvolvimento de mini-histórias na pandemia, considerando
que o curso foi desenvolvido durante o isolamento físico e social. As atividades formativas
desenvolvidas pelos professores no curso permitiram uma avaliação das práticas de mini-
histórias. Os resultados desse curso, por feedback e avaliação conjunta das propostas, realçam
o desconhecimento ou pouca proximidade da maioria dos participantes dessa forma de
comunicação na Educação Infantil, projetando o inédito viável. |
pt_BR |