DSpace Repository

Processo formativo com mini-histórias: um estudo de caso sobre narrativas do cotidiano pedagógico

Show simple item record

dc.contributor.author Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
dc.date.accessioned 2023-05-04T16:42:23Z
dc.date.available 2023-05-04T16:42:23Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation CARDOSO, C. B. S. Processo formativo com mini-histórias: um estudo de caso sobre narrativas do cotidiano pedagógico. 2021. 114 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3502. Acesso em: 04 maio 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3502
dc.description.abstract Esta dissertação busca compreender o trabalho com mini-histórias no cotidiano pedagógico, sob a perspectiva da análise de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas através de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado pelas mini-histórias? A análise dessa questão parte de um curso de extensão que foi resultado de ações conjuntas com o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), da Universidade La Salle. Os participantes do curso foram dezessete (17) professores da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A metodologia foi estruturada com base no estudo de caso, onde o caso é o curso de extensão, e os dados produzidos para a análise são as discussões ocorridas durante o curso e as mini-histórias resultantes. Também se soma ao estudo de caso à compreensão da dimensão praxiológica (FORMOSINHO,2016). O trabalho é apresentado em três partes, sendo a primeira, uma contextualização metodológica que explica as escolhas feitas para esta dissertação; a segunda, um capítulo teórico composto de uma revisão de literatura para indicar as publicações que relatam experiências com mini- histórias e o desenvolvimento de alguns conceitos que serviram como chaves de leitura para a análise e interpretação dos dados; e a terceira parte, que aponta para a identificação das experiências dos professores na realização da prática, por meio do curso de extensão, seguida de algumas análises finais através da triangulação de vozes e resultados alcançados. Com essas análises busca-se contribuir para o encaminhamento de novas possibilidades de compreensão dos efeitos das práticas da Educação Infantil, de forma a integrar os processos pedagógicos das mini-histórias às questões relativas ao desenvolvimento humano e à condição das experiências próprias da cultura da infância. Destaca-se que outra discussão contextual emergente foi o desenvolvimento de mini-histórias na pandemia, considerando que o curso foi desenvolvido durante o isolamento físico e social. As atividades formativas desenvolvidas pelos professores no curso permitiram uma avaliação das práticas de mini- histórias. Os resultados desse curso, por feedback e avaliação conjunta das propostas, realçam o desconhecimento ou pouca proximidade da maioria dos participantes dessa forma de comunicação na Educação Infantil, projetando o inédito viável. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Mini-histórias pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.title Processo formativo com mini-histórias: um estudo de caso sobre narrativas do cotidiano pedagógico pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Conte, Elaine
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account