Abstract:
Esta tese de doutorado versa sobre a Educação Bilíngue, fenômeno complexo e emergente na
sociedade globalizada e na educação brasileira. Frente a essa temática, o questionamento
motivador deste estudo refere-se a questão de pesquisa: como se configura o desenvolvimento
do Systemic Bilingual, no currículo, e como intervém (ou não) na aprendizagem dos estudantes?
Insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS. Tem por
objetivo geral analisar como se configura o desenvolvimento do programa Systemic Bilingual,
no currículo, e como intervém (ou não) na aprendizagem dos estudantes. E, para melhor
concretizar o estudo investigativo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar a
metodologia do programa Systemic Bilingual no contexto brasileiro; verificar como estão sendo
desenvolvidas as quatro habilidades da Língua Inglesa (ouvir, falar, ler e escrever), propostas
pelo programa Systemic Bilingual, no contexto da aula de uma turma de 5.o ano do Ensino
Fundamental; comparar o processo de aprendizagem dos estudantes de uma turma de 5o ano do
Ensino Fundamental bilíngue com estudantes que não participaram do programa Systemic
Bilingual; acompanhar os processos de ensinar e de aprender dinamizados nas aulas da
educação bilíngue. O percurso teórico apresenta a Língua Inglesa como língua global. Aborda
o bilinguismo, conceitos e suas transformações, a educação e as escolas bilíngues, as
habilidades linguísticas, as aprendizagens do século XXI, o professor de educação bilíngue, a
Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular, língua estrangeira para língua franca e as
diretrizes curriculares nacionais para a oferta de educação escolar plurilíngue no Brasil. O
itinerário metodológico da pesquisa é de abordagem qualitativa com objetivo explicativo. Os
procedimentos técnicos caracterizam-na como um estudo de caso. O corpus de análise foi
formado por documentos da escola e pelo diário de bordo no qual as observações da
pesquisadora foram registradas. O lócus investigativo é o Colégio Franciscano Sant’Anna,
Santa Maria, RS, com a implantação de um programa bilíngue tendo como estudo uma turma
de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados está embasada na Análise
Textual Discursiva. Diante disso, confirma-se a tese: O desenvolvimento do programa Systemic
Bilingual, articulado à proposta pedagógica franciscana, ao currículo do Colégio Franciscano
Sant ́Anna, aos componentes curriculares e às áreas de conhecimento, impacta e intervém,
positivamente, no processo de construção do conhecimento dos estudantes, professores e
famílias. Promove uma cultura bilíngue no cotidiano escolar, com metodologia própria,
planejamento integrado com desenvolvimento de habilidades linguísticas, valorização da
interculturalidade, formação e acompanhamento contínuo, tendo o professor um papel
fundamental no ensino bilíngue. Os resultados da pesquisa apontaram para seis categorias:
Planejamento e organização da dinâmica escolar bilíngue; Processos de ensino e de
aprendizagem; Habilidades linguísticas e sociointeracionais em inglês; Interdisciplinaridade e
os multiletramentos no ensino da língua; A família e a educação bilíngue e o professor e seu
papel fundamental no currículo da escola e no ensino bilíngue. A tese proposta contempla dados
prospectivos e contributivos para a promoção da educação bilíngue no contexto do Colégio
Franciscano Sant’Anna, Santa Maria, RS e para a Educação Básica brasileira.