Abstract:
Esta dissertação é o relatório de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e
exploratória, voltada à formação de docentes. O estudo insere-se na Linha de
Pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unilasalle. A pergunta –
entendendo o amor como elemento pedagógico, que contribuição prática, para a
formação de professores, pode-se obter ao colocar-se o pensamento teórico de La
Salle e de Maslow em diálogo com o pensamento prático de Chapman e de
Campbell – define o objetivo geral. Como objetivos específicos, pretende-se
apresentar os pressupostos do amor na visão de Chapman e Campbell, na de La
Salle e na de Maslow; e buscar identificar possíveis diálogos entre as ideias desses
quatro autores acerca do amor, para daí inferir um possível contributo dos estudos
de Chapman e Campbell para a formação docente. Um relato parcial de atividade,
em Chapman, conduzida por esta pesquisadora, está na base da motivação deste
estudo. A coleta de dados deu-se por pesquisa bibliográfica. A análise dos dados
está feita na perspectiva hermenêutica de Gadamer. O corpus investigativo constitui-
se de uma obra de Chapman em coautoria com Campbell. O estudo parte do
entendimento do amor como elemento que deve estar na base da educação de
crianças e adolescentes – na formal, por La Salle e por Maslow; na informal, por
Chapman e Campbell. A norma lassalista – o docente dever amar os alunos, à luz
do amor fraterno, e, o postulado maslowniano – o amor é uma necessidade humana
que deve ser satisfeita, na perspectiva do amor altruísta, têm um viés deveras
teórico – em relação ao “como” expressar esse amor e “em que consiste” esse tipo
de amor. Chapman e Campbell defendem o tipo de amor que a criança necessita
receber – amor incondicional, e diferentes modos práticos de expressá-lo, por meio
das "cinco linguagens do amor das crianças”. Como resultado, apresentam-se
alguns macro diálogos entre as ideias de Chapman e Campbell e as de La Salle –
quatro, e as de Maslow – dez. Baseando-se nessas interlocuções, infere-se que os
saberes teórico-práticos de Chapman e Campbell, acerca do amor, podem contribuir
na/para a formação da dimensão psicossocial de docentes.