dc.contributor.author |
Alves, Letícia Pegoraro |
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dc.date.accessioned |
2023-05-19T11:39:12Z |
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dc.date.available |
2023-05-19T11:39:12Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
ALVES, L. P. Ensino de língua inglesa no Brasil: perspectivas descoloniais desde Brasil, Argentina e Chile. 2023. 108 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3512. Acesso em: 19 maio 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3512 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo analisar programas de ensino de língua inglesa em países
da América Latina, especificamente Argentina e Chile, buscando contribuições para o ensino
da língua no contexto brasileiro desde a perspectiva da descolonialidade. Esta proposta de
pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle, na linha de
pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas. Encontra nos estudos e
discussões do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI) as condições para produzir
a reflexão com a contribuição das produções que são amparadas pela perspectiva descolonial.
Apresentam-se alguns pressupostos teórico-metodológicos em que o estudo se ampara,
destacando contribuições que recolocam o lugar da metodologia enquanto itinerário de
experimentação na produção do conhecimento. A perspectiva descolonial abordada como
percurso adotado na pesquisa é apresentada com o objetivo de descrever o processo de
construção da dissertação. Dessa forma, enfatiza-se a importância de considerar a ciência
ocidental como um dos modos e não o único, como pretensamente têm se propagado nestes
últimos séculos. No ensino de língua inglesa não é diferente, pois sempre se considera a
hegemonia do falante nativo, onde supõe-se que existe um falante ideal e uma forma ideal de
se comunicar. Entretanto, ao nos perguntarmos como vem se dando o ensino desta língua em
regiões da América do Sul buscam-se elementos que possam auxiliar na compreensão dessas
respostas, desde dois movimentos. Um primeiro focaliza a busca por referências na literatura
existente e um segundo movimento, se centra especificamente em programas voltados ao
incentivo da aquisição da língua no contexto nacional Brasileiro. Nesta direção o estudo permite
apontar para duas questões, a primeira delas diz respeito ao fato de que as práticas de ensino da
língua inglesa não consideram a realidade da cultura local, criando distanciamento e
desinteresse do aluno e aluna na rede pública; e a segunda, observa-se a existência de alguns
programas de ensino de língua inglesa tanto para os alunos e alunas como para a formação de
professores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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dc.publisher |
Universidade La Salle |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Perspectiva descolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de língua inglesa no Brasil: perspectivas descoloniais desde Brasil, Argentina e Chile |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
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dc.contributor.advisor |
Silva, Gilberto Ferreira da |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Educação |
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