Abstract:
Este trabalho versa sobre um assunto que foi muito vivenciado em tempos de
pandemia devido a Covid-19 entre o período de 2020 a 2022, que é sobre as
desigualdades no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia e sua relação
com a tecnologia. De um modo específico, buscou-se ampliar o conhecimento
apresentando uma proposta de pesquisa teórica, de caráter bibliográfico e sua
temática que permeia sobre questões que envolvem as desigualdades. Este estudo
se insere na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O objetivo geral consiste
em analisar as desigualdades e seus impactos no ensino aprendizagem a distância
remoto, focando no acesso à tecnologia, a partir de um mapeamento da produção
científica brasileira no período de 2020 a 2022. A metodologia, de abordagem
qualitativa e do tipo bibliográfica, baseou-se em Gil (2021). Os resultados apontam
que a pandemia foi um momento em que escolas, faculdades e universidades
tiveram de repensar suas práticas e suas rotinas de ensino e aprendizagem. Muitos
alunos e professores tiveram que se adaptar a esse novo cenário onde os docentes
buscaram alternativas e novas metodologias para desenvolver seus processos de
ensino e de aprendizagem. A desigualdade e os desafios relacionados à prática
docente e à aprendizagem dos educandos foi maior em escolas públicas, isto é,
principalmente em locais periféricos. Nesse sentido, as comunidades em situação de
vulnerabilidade social foram sem sombra de dúvidas as que mais sofreram.