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Esta pesquisa trata sobre a formação humana, especificamente da formação
humanística. O que motivou o estudo desse tema é que na Constituição da República
Federativa do Brasil, de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
de 1996, encontra-se a concepção humanística, mas não há estudos na área da
educação que explicitem esse conceito. Portanto, o aporte inovador da tese foi trazer
categorias que permitiram elaborar o conceito de Formação Humanística para o curso
de Pedagogia e para a contemporaneidade. O curso de Pedagogia da Universidade
Estadual de Montes Claros foi o universo de pesquisa, tomando como base o lócus
do qual a pesquisadora é egressa e atua. Enquanto questão norteadora, tem-se:
Como tem sido concebida a formação humanística no curso de Pedagogia da
Universidade Estadual de Montes Claros e qual a sua implicação na atuação dos
egressos? Enquanto objetivo geral, pretendeu-se analisar como é concebida a
formação humanística no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes
Claros, e como essa formação se reflete no fazer docente dos egressos. A pesquisa
traz enquanto abordagens investigativas: pesquisa emergente, problema misto,
objetivo descritivo explicativo. O levantamento das informações fez-se através de
documentos do curso de Pedagogia, questionário e entrevista. Com a análise textual
discursiva, foram elaboradas seis categorias: dimensão ensino, dimensão gestão,
dimensão pesquisa, dimensão empreendedorismo e inovação dentro do curso,
dimensão componentes de formação pessoal e profissional e dimensão relação com
o mercado de trabalho. Os resultados podem ser sintetizados assim: o curso de
Pedagogia ainda precisa definir melhor seu perfil de egresso; pesquisas mistas com
egressos e que discutem a formação humanística são emergentes; os conceitos de
formação humana, humanística, humanismo, humanista, são tratados muitas vezes
como sinônimos, o que demanda mais estudos para uma melhor identificação dos
seus significados; a formação humanística está presente nas legislações que regem
a educação, mas, enquanto Projeto Pedagógico de Curso, não aparece sua menção.
Constatou-se, pelas “falas” dos egressos, que a formação humanística está implícita
no curso e que precisa ter um espaço apropriado para ser trabalhada, seja em forma
de disciplina ou carga horária em momento específico; a prática dos egressos
demonstra que a formação humanística está implícita e explícita na sua forma de
conceber a formação humana, o que permite constatar que ela perpassa o antes do
seu ingresso, o durante o curso e o depois do curso. Diante disso, defendeu-se e foi
corroborada a tese: Um conceito de formação humanística que atenda ao curso de
Pedagogia, e que contribua significativamente com outros cursos de licenciatura,
pressupõe uma concepção de formação humana que contemple os níveis pessoal,
profissional e a relação com o outro, com seus respectivos indicadores, tendo como
norteador o seu contexto histórico. |
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