DSpace Repository

Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa

Show simple item record

dc.contributor.author Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
dc.date.accessioned 2023-07-31T14:30:24Z
dc.date.available 2023-07-31T14:30:24Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SZEZECINSKI, A. F. M. Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2023. 425 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3538. Acesso em: 26 jul. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3538
dc.description.abstract A presente tese, inserida nas linhas de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” e "Cultura, Linguagens e Tecnologias na Educação", tem como questão norteadora: Como se configuram o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, na contação de história, para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre? A tese consiste na seguinte proposta: a contação de história propiciada no espaço da hora do conto é uma possibilidade de configurar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa nos anos finais. Na contação de histórias, articulamos as quatro habilidades linguísticas e transformamos o fazer em aula, contextualizando os conhecimentos, ou seja, conhecimento associado ao dia a dia do aluno, tornando o inglês significativo e vivo para ele. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, delineamento explicativo e, como procedimento técnico, o estudo de caso. O corpus para análise da tese é formado por transcrições das videochamadas (plataforma Google Meet) nas aulas do Ensino Remoto Emergencial (ERE); observações das aulas do 6o ano; material produzido pelos alunos e, na sequência, a análise textual discursiva. Das reflexões sobre a prática pedagógica, emergiram tensionamentos a partir do acesso à tecnologia e conectividade dos participantes, gerando dificuldade no engajamento e participação nas atividades da contação de histórias. Para os alunos, os encontros da contação de histórias representavam a fuga da sua rotina de sala de aula ainda que online. Assim, destacaram-se três categorias principais: “contextualização da contação de histórias”, pois os conhecimentos prévios dos alunos estavam alinhados aos objetos de conhecimento explorados em língua inglesa na contação de histórias; “as quatro habilidades no ensino e aprendizagem da língua inglesa”, que são habilidades linguísticas e comunicativas, visadas no ensino e aprendizagem da língua inglesa e exploradas e utilizadas na contação de histórias; “das dificuldades à superação: o trajeto de aprendizagem dos alunos”, neste, acompanhou-se o trajeto dos alunos durante sua aprendizagem, nas aulas de contação de histórias em inglês. Os resultados de 2021 e 2022 foram divididos em seis aspectos, a saber: letramento digital dos alunos, pontualidade na entrega de tarefas de casa, contação de histórias, participação e engajamento dos alunos, produção linguística e relação entre professor e alunos. Percebeu- se que a contação de histórias pode ser utilizada como uma forma de promover o ensino e aprendizagem de inglês no Ensino Fundamental, pois permite a participação ativa na aprendizagem dos alunos, além de promover a exploração das fronteiras da imaginação e criatividade em sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ensino e aprendizagens pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Luciana
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.country Brasil
dc.contributor.advisorco Felicetti, Vera Lucia


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account