Abstract:
Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como uma
modalidade da educação básica silenciada e marginalizada no contexto educacional.
Esses homens e as mulheres buscam espaços para que suas vozes sejam ouvidas
e legitimadas. Em meio ao contexto pandêmico e pós-pandêmico da COVID-19
(2020-2022), o agravamento das desigualdades sociais, econômicas, culturais e
educacionais, ficaram evidentes. Por outro lado, a contemporaneidade demanda que
estejamos cada vez mais conectados, mas a simples operacionalidade dos artefatos
digitais não garante a participação social. Entendemos o Letramento Digital como
potencializador da leitura do mundo para o reconhecimento das possíveis
transformações da realidade. Assim, emerge a problemática: Como desenvolvemos
o Letramento Digital em práticas pedagógicas para a construção de conceitos
geográficos na EJA? O estudo de caráter qualitativo foi realizado a partir de uma
Pesquisa-ação, com o objetivo de compreender o Letramento Digital em práticas
pedagógicas para a construção de conceitos geográficos na EJA, em uma escola da
rede pública municipal de Nova Santa Rita-RS. A pesquisa está inserida na linha de
pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de
Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle e vinculada ao grupo de
pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC
UNILASALLE/CNPq). Os diálogos foram atravessados pela Pedagogia da Libertação
(FREIRE, 2021), representada por um espaço de conquistas para a população
oprimida e com o objetivo de provocar atitudes críticas e reflexivas sobre a realidade,
por meio da ação e da tomada de consciência, para a emancipação. Nesses
diálogos, discutimos a apropriação das tecnologias digitais para a exploração da
leitura da realidade e do cotidiano dos educandos e das educandas, por meio do
Letramento Digital. Assim, procuramos transformar o tempo e o espaço, por meio da
construção de conceitos geográficos, a fim de entender e de intervir na realidade em
que vivemos. Os educandos e as educandas da EJA de uma escola da rede pública
municipal de Nova Santa Rita - RS, nos anos de 2021/2 e 2022/1, foram os
participantes desta pesquisa. A produção de dados foi realizada a partir do diário de
campo da educadora-pesquisadora e dos educandos e educandas, bem como das
produções realizadas durante as oficinas do “Passaporte Geográfico” e da análise
documental institucional, submetidos a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011).
No processo de análise dos dados emergiram quatro categorias: desembarque nas
tecnologias, no Ensino, na Construção dos Conceitos Geográficos e na
Aprendizagem. Concluímos a pesquisa evidenciando que o processo de Letramento
Digital para a construção de conceitos geográficos, a legitimação da autoria e da
co-autoria e as práticas problematizadoras e dialógicas, são potencializadoras para a
tomada de consciência de si e do mundo.