Abstract:
A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na
Educação (NETE/CNPq), sendo de natureza qualitativa e exploratória. Adotamos a
abordagem hermenêutica para a revisão de fontes históricas, estudos literários e
análises documentais, no sentido de investigar em artigos, teses e dissertações do
campo da educação, no período de 2017 a 2022, as produções científicas acerca do
cyberbullying no ambiente escolar, para estabelecer novas compreensões das
violências infiltradas e praticadas nas escolas. As mudanças digitais trouxeram
inúmeros benefícios ao cotidiano da vida, entre eles, a ampliação das possibilidades
de interação e de socialização através das plataformas virtuais. No entanto, o uso
excessivo das redes sociais em diversos cenários, inclusive os educacionais, ainda é
um desafio. Partimos, então, do seguinte problema de pesquisa: Quais são os
desafios atuais da educação diante do cyberbullying? Para darmos conta deste fio
condutor do estudo, buscamos compreender por meio do estado da arte, da análise
documental e da pesquisa teórica as violências engendradas nas redes sociais e
capturadas pelas telas digitais dos estudantes, identificando como elas repercutem no
meio educacional. Os rastros de pesquisas no âmbito da educação revelaram as
principais tendências teórico-práticas, dando visibilidade aos debates acerca do
cyberbullying nas escolas. Também, apontamos algumas medidas preventivas às
violências verbais, conflitos agressivos e discursos de ódio no desfecho das relações
propagadas nas plataformas digitais. Ao considerarmos as legislações, bem como os
documentos da Unesco (2019, 2022), as obras de Manuel Castells (2003), no tocante
às plataformas sociais, Pierre Lévy (1999) e Paula Sibilia (2012), que inspiraram as
discussões acerca da cultura digital na escola, Antônio Álvaro Soares Zuin (2017) que
dialoga sobre o cyberbullying e Bauman (2007), exploramos toda a complexidade e
controvérsias acerca do cyberbullying e da violência escolar. A partir desses diálogos
do cyberbullying em situações contemporâneas e de suas implicações no ambiente
escolar, concluímos que o clímax está em trabalhar as inter-relações sensíveis da
violência no cotidiano da vida, prevenindo as violências nas escolas, o silencioso ódio
agressivo, destrutivo, de alto nível tecnológico em plataformas digitais, para a defesa
de narrativas de reconhecimento do outro em processos de humanização das
relações, algo ainda muito escasso no país e que demanda novas propostas na
coletividade.