Abstract:
O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da
educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para
isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as
possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de
modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla
algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando
formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação
básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de
projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos,
tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada
na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação
política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano.