Abstract:
A presente pesquisa surgiu a partir de preocupações e inquietações inerentes à
necessidade de atender às exigências da lei 13.415/17 e implementar o Novo Ensino
Médio na Rede La Salle. Assim, estabeleceu-se como objetivo deste estudo investigar
o processo de implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
proposto pela Rede La Salle, verificando os desafios vivenciados na docência.
Entendemos que esta pesquisa se torna relevante no momento em que verificamos e
estabelecemos parâmetros entre os elementos que estão transcorrendo de maneira
significativa nesta implementação e o que ainda necessita ser aprimorado, podendo,
então, contribuir para a melhoria do processo educativo da Rede La Salle, e, também,
em outros contextos educacionais. Para atingir o objetivo, utilizamos a técnica Grupo
Focal, possibilitando a interação com professores das 27 escolas Lassalistas que
oferecem ensino médio no Brasil. Para o tratamento dos dados obtidos através dos
grupos focais e da análise documental utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD.
Este estudo buscou mapear as experiências exitosas que estão acontecendo com a
implementação da proposta do Novo Ensino Médio e as experiências que são motivo
de preocupação para os que fazem parte deste cenário a fim de apontar os elementos
que se constituem como princípios para essa implementação. Após o processo
analítico, esta pesquisa trouxe como resultado: a) Os entrelaçamentos da ação
docente, envolvendo os sentimentos e emoções, planejamento e formação docente.
Estes são aspectos que interferem no fazer pedagógico, destacando a importância da
formação docente. b) Os Itinerários Formativos e a ação pedagógica docente,
referindo a necessidade de desenvolver uma metodologia que contemple a
interdisciplinaridade e o desenvolvimento de projetos. c) Os Itinerários Formativos e
os impactos no processo de avaliação, trazendo o olhar dos professores que norteiam
de maneira crítica o processo de avaliação nos Itinerários Formativos, alguns
evoluindo para uma avaliação formativa e outros ainda numa concepção de avaliação
classificatória. Deste modo, vimos através desta pesquisa que são muitos fatores que
interferem no fazer docente, mas a formação docente, a metodologia e a avaliação
são a essência para o processo de aprendizagem nos Itinerários Formativos.