Abstract:
Esta dissertação de mestrado aborda o tema da alfabetização em tempos de
pandemia, em escolas de uma rede pública municipal. O estudo se caracteriza por ser
qualitativo e descritivo, com metodologia de estudo de caso. O objetivo geral foi
analisar as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação do município
de Sapucaia do Sul, no que se refere ao processo de alfabetização dos estudantes
dos anos iniciais do ensino fundamental, durante a pandemia pela COVID-19 e retorno
às atividades presenciais. Os objetivos específicos foram analisar os dispositivos
legais municipais, estaduais e federais, relativos à alfabetização em tempos de
pandemia; discutir as dificuldades enfrentadas pelas gestoras e professoras que
atuam em uma Secretaria Municipal de Educação, no processo de alfabetização dos
alunos; e problematizar as ações implementadas pela Secretaria Municipal de
Educação em relação à alfabetização, no período da pandemia e no retorno às aulas
presenciais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com três
gestoras da Secretaria da Educação e três professoras da rede, que acompanharam
turmas de alfabetização desde o início da pandemia. Também foram coletados dados
a partir da análise de documentos e dispositivos legais, que demonstraram pouca
especificidade em relação à etapa da alfabetização, apresentando regras mais gerais
de distanciamento e protocolos de prevenção no período pandêmico. Os resultados
das entrevistas indicaram que as principais dificuldades, durante o ensino remoto e
híbrido, relatadas pelas participantes, foram lidar com as tecnologias e internet, não
ter a interação diária com os alunos e ter pouca participação dos educandos e das
famílias nas atividades. No retorno presencial, a pouca frequência dos alunos
dificultou a consolidação de aprendizagens. A sobrecarga de trabalho durante o
período pandêmico também foi evidenciada pelas professoras. Quantos às ações
implementadas pelo município, destacaram-se as formações continuadas, reuniões
de planejamento, adesão a programas federais e testagens. Pode-se concluir que as
ações normativas e pedagógicas da Secretaria de Educação foram fundamentais para
apoiar o trabalho docente no período da pandemia pela COVID-19.