Abstract:
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória,
do tipo estudo de caso, situada na linha de pesquisa “Formação de Professores,
Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade La Salle. Tem como tema as práticas educativas e o desenvolvimento
da autonomia na Educação Infantil. Seu objetivo principal consiste em compreender
como se efetivam as práticas educativas relativas ao desenvolvimento da autonomia
das crianças de turmas de Educação Infantil, do Colégio La Salle Niterói, segundo o
relato das professoras. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o
questionário e o grupo focal. Os dados foram analisados por meio da abordagem
hermenêutica. A relevância do estudo repousa sobre a importância da Educação
Infantil como espaço de socialização, construção de si, entendimento de regras e
convivência em sociedade. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, nos
conceitos de autonomia e aprendizagem de Paulo Freire e John Dewey, bem como
em documentos normativos da Educação Infantil do Brasil. A partir da análise e
interpretação dos dados, emergiram três categorias: a) Socialização; b) Protagonismo;
e c) Papel do professor. A categoria “socialização” trata da construção da identidade
coletiva e individual. Na categoria denominada de “protagonismo”, dialoga-se sobre a
relação educador/educando. Por fim, a categoria o papel do professor elucida os
principais aspectos pontuados pelas docentes participantes sobre a rotina e os fazeres
pedagógicos. Os resultados da pesquisa apontam o quanto as contribuições de John
Dewey e Paulo Freire seguem atuais para a construção do espaço escolar pautado
na autonomia e no diálogo. Além disso, as docentes participantes percebem que a
socialização é um fator importante na construção da autonomia e trabalham de forma
que proporciona aprendizagens significativas em diferentes espaços buscando
experiências para a construção das crianças.