Abstract:
Esta dissertação de mestrado apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma
proposta de formação continuada para professores, tendo por objetivo desenvolver
uma proposta de formação continuada, implementá-la e analisar sua contribuição para
a promoção do bem-estar docente no retorno às atividades escolares presenciais em
tempos de pandemia, no município de Sapucaia do Sul. Para isso, foi realizado um
estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com uma formação
continuada baseada em construtos da Psicologia Positiva e na metodologia
experiencial, em busca de responder ao seguinte problema de pesquisa: este tipo de
formação pode contribuir para o bem-estar do professor que retorna às aulas
presenciais em tempos de pandemia? As atividades junto aos professores visaram a
uma reconstrução do conhecimento e possibilitar aos participantes análise e reflexões
de suas próprias ideias, sentimentos e ações cotidianas, compartilhadas com o grupo.
A formação foi realizada em seis encontros grupais, com duração de duas horas cada,
de forma presencial. As temáticas trabalhadas foram percepções sobre suas
trajetórias, reflexões sobre a pandemia, retorno presencial, importância do professor,
autocuidado e sentido de vida. Foi realizada uma avaliação qualitativa a partir dos
seguintes eixos: adesão e participação nas atividades, compreensão dos conteúdos,
percepção sobre o bem-estar, aplicação dos conteúdos na vida diária e avaliação da
formação. Participaram do estudo oito professoras da rede municipal de educação do
município de Sapucaia do Sul, atuantes no Ensino Fundamental I, com idades entre
32 e 62 anos. A coleta de dados ocorreu a partir do diário de campo do coordenador,
dos registros escritos dos participantes e de um questionário aplicado ao final da
formação. O corpus de dados foi analisado a partir da análise de conteúdo. Observouse que a formação contribuiu como espaço de troca de vivências, diálogo e
fortalecimento para a retomada das atividades presenciais após o período de
isolamento social. Os resultados indicaram a viabilidade da formação e sua validade
social, demonstrando que a proposta proporcionou importantes reflexões às
participantes e que pode contribuir para o bem-estar docente.