Abstract:
Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias
na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La
Salle (PPGEDU/UNILASALLE) dedica-se às práticas e interesses de leitura dos jovens
adolescentes, estudantes do último ano do Ensino Fundamental; às culturas juvenis digitais; e
às implicações das práticas educativas voltadas à formação do leitor. A investigação se estrutura
a partir do seguinte problema de pesquisa: como as culturas juvenis digitais vêm interferindo
sobre a formação do leitor e as práticas de leitura entre jovens adolescentes no contexto escolar?
O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como a formação do leitor e as práticas
de leitura entre jovens adolescentes no contexto escolar sofrem interferências das culturas
juvenis digitais e, para tanto, buscou-se: a) identificar como ocorrem as práticas de leitura de
jovens adolescentes, no último ano do Ensino Fundamental; b) inventariar os temas de interesse
dos jovens adolescentes no que diz respeito à leitura; c) analisar a interferência das culturas
juvenis digitais nas práticas de leitura; e d) discutir as implicações das práticas educativas
voltadas à formação do leitor. A presente investigação possui caráter empírico e foi
desenvolvida, tendo como base epistemológica a própria prática da pesquisadora, enquanto
professora de Língua Portuguesa, junto a estudantes do último ano do Ensino Fundamental. A
produção do material de análise ocorreu por meio de observação-participante e da tomada de
notas de campo, enquanto a análise do material foi realizada a partir de uma perspectiva
hermenêutica.