Abstract:
Este estudo surgiu em decorrência da experiência com os estudantes do Ensino Médio e o
envolvimento deles com projetos de pesquisa no ambiente escolar. Assim, o foco são os
egressos do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que foram Bolsistas de Iniciação Científica
Júnior (BICJ) no projeto Biblioteca Viva: Espaço de Apoio ao Processo de Ensino e
Aprendizagem. Esta pesquisa está inserida no curso de Mestrado do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade La Salle, cuja linha de formação 1 é: “Formação de
Professores, Teorias e Práticas Educativas”. A questão de pesquisa constitui-se em: Como
configuram-se as contribuições (ou não) do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) na
vida escolar de egressos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Porto Alegre? O objetivo
foi analisar as contribuições (ou não) do programa de Iniciação Científica Júnior na vida de
egressos do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que teve a entrevista semiestruturada com cinco
egressos como técnica de coleta de dados, e o corpus formado por elas foi analisado com base
na Análise Textual Discursiva. O referencial teórico apresenta o contexto dos bolsistas, tece um
olhar acerca da ICJ, com uma primeira leitura da Ciência e a Iniciação Científica e contextualiza
a trajetória no Ensino Médio dos participantes, tendo como base documentos normativos
vigentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a história da Biblioteca Viva. Com base
na análise realizada no corpus formado, emergiram as seguintes categorias: ‘Experiências
formativas’, que descreve as experiências dos bolsistas vivenciadas no decorrer do Ensino
Médio e do projeto; a categoria ‘Vivências transformadoras’, com duas subcategorias:
‘Transformação do olhar sobre si mesmo’ e ‘transformação social’, denotando a identificação
das contribuições do programa na vida dos egressos; e, por último, os fatores relacionados ao
projeto, que contribuíram para a continuação dos estudos após o Ensino Médio por meio da
categoria ‘Construção de um projeto de vida’, que vislumbrou a continuação da formação após
o Ensino Médio, na Educação Superior.