DSpace Repository

A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior

Show simple item record

dc.contributor.author Vaz, Douglas
dc.date.accessioned 2024-02-15T11:46:00Z
dc.date.available 2024-02-15T11:46:00Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation VAZ, D. A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior. 2023. 269 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3807. Acesso em: 15 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3807
dc.description.abstract O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação global resultante do surgimento de uma nova pandemia que impactou todos os setores da sociedade, entre eles a Educação que, em muitas instituições, passou a acontecer de maneira totalmente on-line, sobretudo na Educação Superior. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se configura a gestão acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e ações para condução da educação remota em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Apresenta o problema de investigação: “Como configura-se a gestão acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e modos de condução das ações acadêmicas a partir da educação remota em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul?”. O estudo defende a tese de que a Gestão Acadêmica contemporânea exige a adoção de estratégias ágeis para a tomada de decisão, na construção de um modelo de Universidade inovadora e empreendedora. Fundamentam o estudo os pressupostos teóricos de autores como: Morin (2010, 2011, 2015, 2022), Christensen (2014), Tofik (2013), Papa Filho (2009), Fossatti (2018), Moran (2013, 2014, 2018), Bacich (2018) e Fava (2014, 2016, 2018). A Metodologia caracteriza-se por um estudo qualitativo, classificado como pesquisa participante. O contexto do estudo é uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, sendo os participantes docentes, acadêmicos, colaboradores, gestores e comunidade acadêmica vinculados a ela. Os instrumentos para a coleta de dados são: observação, diário de campo, análise documental, questionário e grupo focal, que foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Resultados indicam a importância de uma gestão alinhada às contingências da contemporaneidade, a preparação de docentes, colaboradores, gestores e acadêmicos para os desafios da que emergem no contexto da Educação Superior em momentos decisórios e a construção de um modelo de gestão alinhado às demandas formativas desses atores, bem como conectada à comunidade que constitui e ressignifica a Universidade contemporânea. pt_BR
dc.language.iso portuguese pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Gestão acadêmica pt_BR
dc.subject Gestão ágil pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Fossatti, Paulo
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.country BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account