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Regulamentação dos jogos digitais e seus impactos nas juventudes: um estudo de caso com alunos de escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre

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dc.contributor.author Kautzmann, Renata Oerle
dc.date.accessioned 2024-02-15T12:01:48Z
dc.date.available 2024-02-15T12:01:48Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation KAUTZMANN, R. O. Regulamentação dos jogos digitais e seus impactos nas juventudes: um estudo de caso com alunos de escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre. 2023. 119 f. Dissertação (mestrado em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3809. Acesso em: 15 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3809
dc.description.abstract Os jogos eletrônicos representam um fenômeno da atualidade com grande relevância cultural e econômica. Mesmo assim, ainda são poucas as pesquisas acadêmicas no Brasil com esse objeto de pesquisa, especialmente no campo do direito. Além disso, a grande maioria dos estudos existentes são teóricos. Em atenção a esse contexto e usando por base as ideias de Gilles Deleuze sobre a sociedade de controle, o estudo busca analisar os jogos digitais como agentes moduladores de comportamento das juventudes de escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Além de Gilles Deleuze, são incluídos autores da sociologia das juventudes e dos game studies. A pesquisa utiliza os métodos bibliográfico e exploratório, com a coleta de dados por meio de aplicação de questionários com jovens estudantes de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A interpretação das respostas se dá pela aplicação da análise de conteúdo. Verificaram-se as formas pelas quais os jogos digitais atuam na modulação de comportamentos. Do ponto de vista jurídico, há relevante sistema de proteção das juventudes e dos consumidores de forma geral, mas ainda pouco específico quanto ao ambiente virtual. Quanto aos dados coletados, foram recebidas 63 respostas aos questionários. Quase 40% das respostas indicaram que os jovens passavam mais de 1 hora jogando, com cerca de 25% já tendo ultrapassado 8 horas contínuas na atividade. Metade dos jovens afirmou já ter realizado compras de jogos eletrônicos e mais de um terço informou que não precisou comprovar nem idade nem identidade para realizá-las. Foi possível verificar diferenças nos discursos entre jovens que dizem jogar com frequência e àqueles que jogam esporadicamente, mas ambos os grupos trouxeram preocupação com vício em jogos, o que condiz com as pesquisas sobre a forma de monetização usada pelos games, destacando-se as loot boxes. Especialmente no primeiro grupo, foram recorrentes relatos de vínculo emocional entre os jovens e jogos e personagens prediletos. Concluiu-se que o direito brasileiro não possui, no momento desta pesquisa, mecanismos jurídicos capazes de proteger os jovens da modulação de comportamento gerada pelos jogos eletrônicos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Modulação de comportamento pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Sociedade de controle pt_BR
dc.title Regulamentação dos jogos digitais e seus impactos nas juventudes: um estudo de caso com alunos de escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Martini, Sandra Regina
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Direito
dc.publisher.country BR


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