Abstract:
Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios
contemporâneos é uma análise hermenêutica da cultura pop japonesa na educação.
Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias
na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação
(NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La
Salle, sendo de natureza qualitativa e exploratória. O trabalho procura lançar questões
sobre as principais tendências nas produções científicas sobre mangás e animês
voltadas para o cotidiano escolar, estabelecendo inter-relações na
contemporaneidade tendo em vista uma aposta socioemocional. Com o objeto
principal de mapear produções acadêmicas dos últimos dez anos em torno das
práticas pedagógicas de animações japonesas, foram identificadas produções que
abordam a temática sobre mangás e animês, analisadas as experiências nas
pesquisas, verificando os conflitos presentes em contextos escolares e
compreendendo as possíveis lacunas existentes nestas pesquisas para potencializar
caminhos metodológicos futuros. Para tanto, o trabalho está ancorado na teoria do
imaginário e tem uma abordagem hermenêutica como metodologia que visou
compreender as principais tendências construídas nesse campo do conhecimento,
observando os estudos produzidos e voltados para a cultura escolar, rastreando a
construção de saberes nas esferas educacionais, catalogando experiências científicas
realizadas nas escolas e práticas pedagógicas. Os resultados das publicações do
campo apontam tendências que oferecem visibilidade ao uso de mangás e animês em
sala de aula, seja para conteúdo específico, seja para o desenvolvimento das relações
socioemocionais. A conclusão a que se chega no final deste trabalho é que os mangás
e animês tem grande aderência pelo público jovem e são uma grande ferramenta na
dimensão socioemocional, podendo contribuir para a formação de pessoas mais
sensíveis, criativas, críticas e autônomas capazes de lidar com as emoções de forma
saudável e de se relacionar de forma positivas com os outros.