Abstract:
A tese aqui apresentada se inscreve na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação do PPGEDU/UNILASALLE e vincula-se às investigações
desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (CNPq) Cultura Contemporânea,
Sociabilidades e Práticas Educativas. A investigação se organiza em torno da
seguinte questão e tencionou compreender: como se desenvolvem os processos de
criação artística e de experiência estética de jovens adolescentes no meio digital
online, especialmente através do teatro, evidenciando a sua corporeidade e seu
entendimento de mundo como parte importante da construção destes processos
criadores? Ao modo de uma pesquisa-ação participativa, tomou como atitude
metodológica a geopoética e a escuta flânerie. A partir de quatro atos, intitulados
pelo olhar, a voz, o gesto e o afecto, a escrita desenvolveu-se através de ensaios
que aprofundam perspectivas e entendimentos desses elementos como inerentes à
experiência teatral. A experimentação de criação teatral em ambiente online
ocorreu por meio de uma oficina, dirigida pela professora/ pesquisadora, que
envolveu jovens adolescentes, estudantes dos Anos Finais de escolas municipais
de Ensino Fundamental. Destaca-se que a noção de “criatividade” é larga e
comumente utilizada de forma intuitiva, sendo desejável – porém pouco
aprofundada – assim como a noção de “virtual” no que tange às práticas online e o
ciberespaço, especialmente frente às desigualdades e os desafios escancarados
pela pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, ocorrida entre os anos de 2019 e
2021. Dar consistência, aprofundamento e gravidade ao uso de tais noções é, em
certa medida, objetivo político-pedagógico da tese. Autores como Elliot Eisner,
Fayga Ostrower, Hans Ulrich Gumbrecht, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Luc Nancy,
Hartmut Rosa, Henri Bergson, Pierre Lévy, entre outros, norteiam as referências
teóricas envolvidas no estudo. Com o desenvolvimento da pesquisa, sustentou-se a
tese segundo a qual os processos de criação artística e experiência estética entre
jovens adolescentes, por meio do teatro no ambiente digital online, favorecem a
atualização de potências (virtuais) ligadas à corporeidade como forma de ampliação
das sensibilidades e sociabilidades juvenis, quando encontram a necessária e
qualificada mediação do arte-educador.