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A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
é uma das entidades especializadas da Organização das Nações Unidas, tendo como
foco de atuação cinco áreas temáticas, a saber: Educação, Ciências Naturais,
Ciências Sociais e Humanas, Cultura, Comunicação e Informação. Um dos Programas
desenvolvidos pela UNESCO na área da Educação, direcionada às Escolas de
Educação Brasil, é a Rede de Escolas Associadas da UNESCO. No Brasil, a UNESCO
em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promovem ações com vistas a
oferta de uma educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável. Diante do
exposto, a Pesquisa Documental de natureza exploratória tem como problema de
investigação: Quais são as relações e as contribuições das temáticas dos projetos
desenvolvidos entre os anos de 2016 a 2019, pelas escolas situadas no Estado do
Rio Grande do Sul certificadas a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, para a
efetividade do proposto pelo documento Educação 2030- Declaração de Incheon:
Rumo a uma Educação de Qualidade Inclusiva e à Educação ao Longo da Vida.
Compõe o corpus investigativo o documento Educação 2030 - Declaração de Incheon:
Rumo a uma Educação de Qualidade Inclusiva e à Educação ao Longo da Vida e os
Relatórios Anuais, dos anos de 2016 a 2019, elaborados por cada escola e enviados
à Coordenação Nacional da Rede no Brasil. No ano de 2016, 16 escolas estavam
certificadas à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, situadas nos municípios de
Alegrete, Canoas, Garibaldi, Imbé, Ivoti, Novo Hamburgo e Pedro Osório, no Estado
do Rio Grande do Sul. A análise documental da Educação 2030: Declaração de
Incheon: Rumo a uma Educação de Qualidade Inclusiva e à Educação ao Longo da
Vida, apoia-se nos aportes de André Cellard. No que se refere à categorização das
temáticas tanto da Declaração quanto dos projetos desenvolvidos pelas escolas,
constantes nos Relatórios, utiliza-se a Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por
Bardin. O estudo faz parte da investigação O direito à Educação de Qualidade:
fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais, desenvolvida no
âmbito do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais,
coordenado pela orientadora desse projeto de pesquisa. Está inserido na Linha de
Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle, sendo realizado, inicialmente, com Bolsa
Institucional desta Universidade e, na sequência, com o financiamento do Programa
de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior
(PROSUC/CAPES). Dentre os principais resultados do estudo, destacam-se: a) as
temáticas abordadas no conjunto dos 142 projetos desenvolvidos pelas escolas
possuem relações e propiciam contribuições locais relevantes para a efetividade do
proposto na Educação 2030 –Declaração de Incheon; b) os projetos relatados refletem
a dedicação, o comprometimento e o empenho das escolas pertencentes a Rede
PEA-UNESCO com a missão da UNESCO e esta, por sua vez, enquanto uma agência
especializada, aos propósitos da Organização das Nações Unidas; c) todas as
temáticas apresentadas convergem para um ponto: a busca pela efetividade do direito
à educação, tendo em vista que a efetividade deste direito contribui para a efetividade
dos demais direitos essenciais à dignidade humana; d) tanto as pesquisas quanto as
fontes documentais sobre a Rede PEA-UNESCO, no Brasil é escassa; e) mesmo que
o número de escolas ainda seja incipiente perante a quantidade total de escolas de
Educação Básica existentes no Estado do Rio Grande do Sul, os dados evidenciam
uma adesão gradativa ao longo dos anos; e f) o fato do município de Imbé ter todas
as suas escolas associadas à Rede PEA-UNESCO é um sinal de esperança e,
também, um indício que é possível expandir o número de escolas associadas. |
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