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Esta tese insere-se na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na
Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle,
Canoas, RS. Seu objetivo é compreender como os docentes em ação configuram o
espaço de aprendizagem em rede, para a construção de sentidos e atribuição de
significados. Apresenta a abordagem exploratória, de natureza qualitativa, política-
epistemológica-metodológica inspirada na pesquisa nos/dos/com os cotidianos,
caracterizada por Alves et al (2019). A ação docente é entendida como processo de
múltiplos contextos incluindo o cotidiano das praticantespensantes da escola. Com
Azevedo (2001) assumimos o compromisso da tessitura do conhecimento em redes
realizadas com movimentos de pesquisa, mobilizados durante a convivência no
projeto de extensão: “#Construindo TEIAs - Tecnologia, Educação, Inovação e
Aprendizagens”. O projeto foi desenvolvido no IFSC - Câmpus Xanxerê (SC), em
momentos dialógicos, interativos e reflexivos. Durante o giro hermenêutico,
utilizamos a metáfora dos ventos que movem moinhos e, com isso, exploramos três
formas de ventos: AS DIALÓGICAS, em que caracterizamos o linguajear como
modo de operar nas convivências e que esse processo está inevitavelmente
entrelaçado com o emocionar. AS ALTERIDADES, em que exploramos a
necessidade de reconhecer e acolher as diferenças para identificar os significados
atribuídos e sentidos construídos. E AS APRENDIZAGENS EM REDE, onde
demonstramos que a aprendizagem em rede pressupõe que os
praticantespensantes constroem conhecimento quando se enredam a outros fios,
presentes nas redes de saberes de cada um. Assim, os praticantespensantes tecem
redes a partir de todos os modos como habitamos no mundo. As “Considerações
nem tão finais! Intermediárias e provisórias?” destacam o caráter transformador do
processo de doutoramento. Evidenciam as perturbações como elemento
determinado por cada praticantespensantes, a partir das histórias de interações
estruturais, e identificam que a construção do conhecimento está enredada a outros
fios. Assim, configura-se o espaço de aprendizagem em rede. |
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