dc.description.abstract |
Esta pesquisa versa sobre a importância do processo de alfabetização e letramento
a partir da perspectiva da aprendizagem significativa e metodologias ativas,
considerando o contexto de uma escola privada situada em Porto Alegre. Deste
modo, apresentamos como objetivo geral analisar os saberes das alfabetizadoras
de uma escola de rede privada de ensino de Porto Alegre, visando de que forma
as suas práticas, as metodologias ativas e a aprendizagem significativa
contribuem com o processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo
de caso de caráter qualitativo, seguindo a Linha de Pesquisa: “Formação de
Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade La Salle. O referencial teórico desta pesquisa é baseado
a partir de Paulo Freire, através da pedagogia para autonomia e dignificação do
sujeito, Magda Soares acerca da alfabetização e letramento, Emília Ferreiro e Ana
Teberosky com a psicogênese da língua escrita e David Ausubel e a sua teoria da
aprendizagem significativa. Os resultados mostram que os saberes docentes e as
práticas relacionadas a uma aprendizagem significativa, no contexto dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, estão conectados aos seguintes pontos: 1) A
valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, de forma que sejam
potencializadores da aprendizagem e da prática pedagógica; 2) O uso de diferentes
recursos para aprimorar e acrescentar as atividades cotidianas diárias, de forma a
engajar e motivar os estudantes; 3) No trabalho e fomento da autonomia, da
criatividade e da criticidade a partir de propostas pedagógicas emancipatórias no
contexto da alfabetização e do letramento; 4) No investimento de formações
continuadas voltadas aos saberes curriculares, às metodologias ativas e à
linguística. 5) No conhecimento das diferentes áreas da alfabetização e letramento,
em específico na teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro e Teberosky.
Podemos concluir que as metodologias ativas unidas à reflexão constante da prática
pedagógica e dos saberes docentes, podem ser potencializadoras da aprendizagem
significativa no contexto da alfabetização e do letramento. |
pt_BR |