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O ensino remoto emergencial (ERE) instaurado na pandemia de Covid 19 (2020-2022)
e o avanço das tecnologias digitais (TD) marcaram as mudanças na configuração dos
espaços para aprendizagem. Neste novo cenário educacional, emerge a presente
pesquisa com o objetivo de compreender a recontextualização da alfabetização para
os letramentos, por meio dos diferentes gêneros textuais, em um 5° ano. Assim,
analisamos os processos de alfabetização, letramentos e multiletramentos, através
dos diferentes gêneros textuais em práticas pedagógicas para a exploração,
compreensão, análise e produção de diferentes tipos de texto. A questão de pesquisa
é: como ocorre a recontextualização da alfabetização, por meio dos diferentes
gêneros textuais, para os letramentos, no 5° ano? A dissertação está no contexto da
linha de pesquisa “Culturas, linguagens e tecnologias da educação”, do Programa de
pós-graduação em Educação, da Universidade La Salle, assim como, no contexto do
grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Essa pesquisa é de natureza
exploratória e qualitativa, realizada através da metodologia de estudo de caso, em
uma turma do 5º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de Canoas.
No estudo de caso foram propostas quatro atividades recontextualizadas em
diferentes gêneros textuais. Os instrumentos para a produção de dados empíricos
são: o pré-teste, os registros das atividades realizadas pelos alunos, o diário da
observação da pesquisadora e o pós-teste. A análise dos dados compreende a análise
de conteúdo, a partir das três etapas de Bardin (2011), que consistem em pré-análise,
exploração do material, inferência e a interpretação dos dados. Evidenciamos que os
diferentes gêneros textuais se confirmaram como potencializadores para a aquisição
da leitura e escrita e validaram a recontextualização para os letramentos em múltiplas
linguagens que permeiam nosso cotidiano. A leitura e escrita são tecnologias para se
expressar, comunicar e interagir, constituindo-se como fenômenos sociais na
produção cultural. |
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