Abstract:
Esta tese trata dos princípios franciscanos na constituição docente. O questionamento motivador
deste estudo tem como problema de pesquisa: Quais são as concepções dos professores de
Educação Básica da Rede Franciscana de Educação da Sociedade Caritativa e Literária São
Francisco de Assis – Zona Norte, Scalifra-ZN –, sobre as contribuições da formação continuada
propiciada pela Rede na sua constituição docente? O tema insere-se na linha de pesquisa
Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade La Salle, Canoas-RS. O objetivo geral propõe investigar as
concepções dos professores de Educação Básica da Rede Franciscana de Educação – Scalifra-
ZN – e as contribuições da formação continuada propiciada por esta rede na sua constituição
docente. Como objetivos específicos são destacados: a) descrever reflexivamente os princípios
educacionais franciscanos; b) analisar as concepções dos professores de Educação Básica sobre
a formação continuada propiciada pela Rede Franciscana de Educação; c) refletir sobre os
impactos da formação continuada oferecida pela Rede Franciscana de Educação na constituição
dos docentes que nela atuam, tendo como referência as concepções dos professores; d) propor,
com base nos achados do estudo, ações para aprimorar a formação continuada ofertada pela
rede. O teórico José António Merino (1999, 2000, 2007) consistiu no autor principal, no qual
ancorou-se a pesquisa e o fundamento dos princípios franciscanos. Como autores secundários
o estudo fundamentou-se, principalmente, em Nóvoa (2007), Saviani (2009), Zavalloni (1999)
e Bernardi (2003), sobre formação continuada e pedagogia franciscana. Os autores terciários
foram aqueles mapeados por ocasião da construção do estado do conhecimento. O percurso
metodológico é de abordagem qualitativa, com a técnica de estudo de caso. A análise dos dados
deu-se de acordo com Bardin (2016), e a análise epistêmica interpretativa dos dados foi
realizada com base na Hermenêutica Franciscana, segundo Merino (1999). Os resultados do
estudo destacam: a) o significado e a importância da formação continuada na qualificação dos
docentes da Educação Básica; b) que a vivência cotidiana dos princípios franciscanos estabelece
o estilo de vida próprio; c) que, na visão franciscana, o ser humano é alguém incompleto, está
sempre se construindo como pessoa profissional pela formação continuada; d) a constituição
docente passa pela consciência de recuperar a identidade pessoal; e) a vivência dos princípios
franciscanos favorece a construção da integralidade docente; f) a formação continuada é um
caminho que pressupõe o encontro e o diálogo a partir do olhar sobre a prática docente; g) o
silenciamento sobre o cenário da formação docente nacional e internacional; h) o clamor dos
docentes para a formação das emoções e para as relações interpessoais; i) uma quase ausência
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do registro de estudos que tratam da formação continuada de professores e princípios
educacionais franciscanos. Dessa forma, confirma-se a tese proposta de que a formação
continuada docente, alicerçada nos princípios franciscanos, colabora para a formação integral
dos docentes para além da dimensão profissional.