Abstract:
As instituições de ensino superior (IES) vêm sendo desafiadas a melhorar o seu
desempenho acadêmico e de gestão, para enfrentamento da crise econômica, da
competitividade do mercado educacional privado e da mudança de perfil dos
estudantes. Neste processo de mudança, as instituições adotam planos e ações
para otimizar custos e recursos e se alinhar às demandas do mercado com vistas à
qualidade dos serviços oferecidos. Entre estas estratégias, ganha destaque a
modelagem de processos (objeto de nosso estudo) enquanto opção viável para a
sustentabilidade na implantação de cursos de graduação a distância nas IES. Diante
deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de
aplicação da modelagem de processos acadêmicos na criação e implantação de
cursos de graduação a distância, com foco na sustentabilidade e na qualidade
destes cursos e da própria Instituição de Ensino Superior. Apresenta o problema de
pesquisa compreender como a modelagem de processos, na criação e implantação
de cursos de graduação a distância, contribui para a sustentabilidade de uma
instituição de ensino superior em relação à otimização de tempos e recursos, bem
como à qualidade na oferta destes cursos?”. Fundamentam o estudo os
pressupostos teóricos de autores como: Delbanco (2022), Levine e Pelt (2021) e
Carvalho (2021). A Metodologia caracteriza-se por um estudo qualitativo,
classificado como Estudo de Caso (YIN, 2015). Insere-se na Linha de Pesquisa
Gestão, Educação e Políticas Públicas. O contexto do estudo é uma Instituição de
Ensino Superior (IES), comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, localizada na
região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os instrumentos para a coleta de dados
se dividem em pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Resultados indicam a
importância de ampliar as discussões sobre o papel da gestão universitária para a
ressignificação e otimização de suas atividades por meio de metodologias e
estratégias que permitam um olhar sistêmico e sustentável sobre os processos
acadêmicos desenvolvidos nestas instituições. Neste ensejo, a modelagem de
processos assume um papel fundamental.