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Mediação de conflitos como uma possibilidade para a construção da cultura de paz e da não violência no contexto escolar

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dc.contributor.author Santos, Daiane dos
dc.date.accessioned 2024-07-16T20:19:52Z
dc.date.available 2024-07-16T20:19:52Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3937
dc.description.abstract A violência está presente na sociedade desde os primórdios da humanidade. Portanto, trata-se de um problema social que necessita de investigação, especialmente quando crianças e adolescentes estão envolvidos. Ao longo da história, as concepções de violência admitem formas variadas, conforme os padrões sociais de cada cultura, dependendo de suas normas, tradições, religiões e outros fatores. No contexto atual, a violência é vista como um fenômeno preocupante, e está presente mundialmente nas mais diversas sociedades. Dessa forma, a pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: Como são abordados os conflitos e as situações de violência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental, pertencente à rede municipal de ensino de uma cidade situada na Região Metropolitana de Porto Alegre, segundo as narrativas dos docentes que atuam no Ensino Fundamental desta escola? A unidade de estudo é uma escola da rede municipal de uma cidade situada na Região Metropolitana de Porto Alegre, tendo como sujeitos do estudo seis docentes que atuam no Ensino Fundamental. Os dados, coletados por meio do questionário e da entrevista semiestruturada, foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Entre os autores que fundamentam o estudo, destaca- se Paulo Freire, evidenciando seus pressupostos acerca da relevância do diálogo na ação educativa. Além disso, há uma interlocução com dispositivos legais do campo da Educação e do Direito, bem como se faz alusão a dispositivos difundidos pela Organização das Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O estudo se insere na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, sendo realizado com o financiamento da Prefeitura Municipal de Canoas. A incursão analítica-reflexiva nos conteúdos das narrativas docentes indicam que: a) os tipos de violências que ocorrem dentro da escola, segundo os docentes entrevistados, são a violência física, a violência verbal, a violência psicológica, o bullying e o racismo; b) A abordagem ou mediação docente diante das situações de conflitos e violências ocorrem por meio do diálogo, da reflexão sobre o fato, da tentativa de um entendimento entre os envolvidos; c) existem na escola projetos preventivos de mediações de conflitos e violências na escola, pautados na Justiça Restaurativa e nos Círculos de Paz bem como o projeto Gestão do Cuidado. Além disso, a escola contempla em seu currículo a Educação em Direitos Humanos. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Mediação de conflitos pt_BR
dc.subject Cultura de paz e não violência pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Justiça restaurativa pt_BR
dc.subject Círculos de paz pt_BR
dc.title Mediação de conflitos como uma possibilidade para a construção da cultura de paz e da não violência no contexto escolar pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Sarmento, Dirléia Fanfa


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