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A violência está presente na sociedade desde os primórdios da humanidade. Portanto,
trata-se de um problema social que necessita de investigação, especialmente quando
crianças e adolescentes estão envolvidos. Ao longo da história, as concepções de
violência admitem formas variadas, conforme os padrões sociais de cada cultura,
dependendo de suas normas, tradições, religiões e outros fatores. No contexto atual,
a violência é vista como um fenômeno preocupante, e está presente mundialmente
nas mais diversas sociedades. Dessa forma, a pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem
como problema de investigação: Como são abordados os conflitos e as situações de
violência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental, pertencente à rede
municipal de ensino de uma cidade situada na Região Metropolitana de Porto Alegre,
segundo as narrativas dos docentes que atuam no Ensino Fundamental desta escola?
A unidade de estudo é uma escola da rede municipal de uma cidade situada na Região
Metropolitana de Porto Alegre, tendo como sujeitos do estudo seis docentes que
atuam no Ensino Fundamental. Os dados, coletados por meio do questionário e da
entrevista semiestruturada, foram analisados com base na Técnica de Análise de
Conteúdo, proposta por Bardin. Entre os autores que fundamentam o estudo, destaca-
se Paulo Freire, evidenciando seus pressupostos acerca da relevância do diálogo na
ação educativa. Além disso, há uma interlocução com dispositivos legais do campo
da Educação e do Direito, bem como se faz alusão a dispositivos difundidos pela
Organização das Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura. O estudo se insere na Linha de Pesquisa Formação
de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle, sendo realizado com o financiamento da
Prefeitura Municipal de Canoas. A incursão analítica-reflexiva nos conteúdos das
narrativas docentes indicam que: a) os tipos de violências que ocorrem dentro da
escola, segundo os docentes entrevistados, são a violência física, a violência verbal,
a violência psicológica, o bullying e o racismo; b) A abordagem ou mediação docente
diante das situações de conflitos e violências ocorrem por meio do diálogo, da reflexão
sobre o fato, da tentativa de um entendimento entre os envolvidos; c) existem na
escola projetos preventivos de mediações de conflitos e violências na escola,
pautados na Justiça Restaurativa e nos Círculos de Paz bem como o projeto Gestão
do Cuidado. Além disso, a escola contempla em seu currículo a Educação em Direitos
Humanos. |
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