Abstract:
A presente dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas,
Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/Unilasalle) foi estruturada com o
propósito central de compreender a (des)articulação da Rede de Proteção Social em
Canoas, RS, bem como os percursos e percalços enfrentados pelas escolas em suas
práticas educativas diante de contextos de vulnerabilidade. A investigação se deu a
partir do seguinte problema de pesquisa, correlato ao objetivo geral já referido: Como
se (des)articula a Rede de Proteção Social em Canoas, RS, e quais são os percursos
e percalços enfrentados pelas escolas em suas práticas educativas escolares em
contextos de vulnerabilização social? Nesse sentido, foi proposto: mapear a Rede de
Proteção Social em Canoas, RS, suas políticas, estratégias, equipamentos e práticas;
inventariar as potencialidades da Rede de Proteção Social em Canoas, RS, com
escolas da rede municipal; problematizar diferentes saberes e concepções de
docentes e gestores de escolas municipais sobre a relação das escolas com a Rede
de Proteção Social; discutir percursos e percalços enfrentados pelos atores educativos
nas práticas cotidianas de cuidado e proteção; e construir saberes que fomentem a
real articulação entre escola e Rede de Proteção Social, com vistas à garantia efetiva
dos direitos de crianças e adolescentes. A investigação teve natureza qualitativa, de
caráter exploratório e descritivo e operou por meio da articulação entre pesquisa
documental e entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores de duas escolas
da rede municipal de Canoas, RS, localizadas no quadrante noroeste. A produção do
material para as análises deu-se simultaneamente à construção de um marco teórico
de referência na interface Educação e Assistência, que incluiu uma pesquisa
cuidadosa sobre o tema no banco de teses e dissertações da CAPES, considerando
especialmente os últimos cinco anos, restrita ao campo da Educação, na perspectiva
de demonstrar (ou não) a carência de abordagem sobre o assunto na área
propriamente dita. A análise do material foi realizada a partir de perspectiva
hermenêutica tomada como referência epistemológica, utilizando-se a técnica da
análise textual discursiva (ATD) para exploração do material. Os resultados
alcançados entre os quais podemos citar: a percepção de uma cultura do
encaminamento, uma espécie de tendencia a achar que ao fazermos o relato de
situações percebidas com alunos em sala de aula , podemos nos afastar das
discussões pois outros se tornam responsáveis ; por outro lado o inverso se verifica,
se o professor deseja acompanhar os movimentos , faltam retornos por parte da
gestão e orgaos envolvidos; também verificou- ́se a queixa da falta de periodiciade
nos encontros da Rede , ausência de representantes dos equipamentos nestas
reuniões, dificultando a discussão e troca de informações e prejudicando
movimentações importantes. Contatos feitos com órgãos gestores dão conta de uma
disposição em reverter este quadro de deficiências e perceptível valorização do papel
da escola como parceiro na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Estas e
outras contribuições,pressupõe a qualificação de saberes e dispositivos, a fim de
favorecer a articulação das políticas de Educação e Assistência no município.