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O desenvolvimento de competências profissionais por meio de aprendizagens construídas durante o estágio curricular obrigatório no curso técnico em agropecuária

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dc.contributor.author Batistella, Gerson
dc.date.accessioned 2024-10-24T22:26:48Z
dc.date.available 2024-10-24T22:26:48Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3995
dc.description.abstract Esta tese investiga como as experiências vivenciadas durante o estágio curricular obrigatório no Curso Técnico em Agropecuária contribuem para a aprendizagem e a construção das competências profissionais dos estudantes, a partir das compreensões pedagógicas de aprendizagem pela experiência, norteadas pelas concepções epistemológicas de John Dewey. A investigação insere-se na Linha 1 de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas (RS), sendo desenvolvida com bolsa de estudos concedida pela própria Universidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como as competências profissionais são desenvolvidas por meio de aprendizagens experienciadas durante a realização do estágio curricular obrigatório no Curso Técnico em Agropecuária do Colégio La Salle de Xanxerê (SC). A pesquisa caracteriza-se por ser uma investigação exploratória e qualitativa, baseada em um estudo de caso. Os participantes foram estudantes da terceira série do curso técnico em agropecuária, e a coleta de dados ocorreu após a conclusão do programa de estágio, de junho a dezembro de 2023. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário com estudantes, diário de campo e análise documental, e os dados foram analisados a partir da abordagem hermenêutica. A tese defendida pelo pesquisador é: As experiências contínuas vivenciadas no programa de estágio curricular obrigatório do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio La Salle de Xanxerê (SC) proporcionam aprendizagens, que contribuem para a formação integral dos estudantes, nas quais teoria e prática se complementam de maneira sinérgica e contínua, bem como o desenvolvimento de competências, que transformam os estudantes em profissionais éticos e responsáveis, aptos a uma participação ativa e eficaz na sociedade. Os dados da pesquisa confirmaram a importância dos estágios na formação dos estudantes, nos quais os alunos ampliaram e enriqueceram seus conhecimentos prévios, evidenciando um continuum experiencial que motivou novas aprendizagens, com destaque à valorização da estratégia pedagógica do “aprender fazendo” como componente central da formação profissional. Além disso, a interação dos estudantes com os ambientes de estágios, professores orientadores e supervisores, profissionais formados e a comunidade contribuíram para uma formação alinhada às necessidades da profissão. A autonomia dos alunos foi reforçada pela liberdade de escolha das áreas de estágio e desenvolvimento de projetos próprios, incentivando responsabilidade e engajamento, confirmando um modelo pedagógico eficaz e necessário para a formação de profissionais competentes frente aos desafios do século XXI. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Educação técnica em agropecuária pt_BR
dc.subject Competências profissionais pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pela experiência pt_BR
dc.subject Estágio curricular pt_BR
dc.title O desenvolvimento de competências profissionais por meio de aprendizagens construídas durante o estágio curricular obrigatório no curso técnico em agropecuária pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes Antonio


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