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Esta tese investiga como as experiências vivenciadas durante o estágio curricular obrigatório
no Curso Técnico em Agropecuária contribuem para a aprendizagem e a construção das
competências profissionais dos estudantes, a partir das compreensões pedagógicas de
aprendizagem pela experiência, norteadas pelas concepções epistemológicas de John Dewey.
A investigação insere-se na Linha 1 de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas
Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas
(RS), sendo desenvolvida com bolsa de estudos concedida pela própria Universidade. O
objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como as competências profissionais são
desenvolvidas por meio de aprendizagens experienciadas durante a realização do estágio
curricular obrigatório no Curso Técnico em Agropecuária do Colégio La Salle de Xanxerê
(SC). A pesquisa caracteriza-se por ser uma investigação exploratória e qualitativa, baseada
em um estudo de caso. Os participantes foram estudantes da terceira série do curso técnico em
agropecuária, e a coleta de dados ocorreu após a conclusão do programa de estágio, de junho
a dezembro de 2023. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário com estudantes,
diário de campo e análise documental, e os dados foram analisados a partir da abordagem
hermenêutica. A tese defendida pelo pesquisador é: As experiências contínuas vivenciadas no
programa de estágio curricular obrigatório do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio La
Salle de Xanxerê (SC) proporcionam aprendizagens, que contribuem para a formação integral
dos estudantes, nas quais teoria e prática se complementam de maneira sinérgica e contínua,
bem como o desenvolvimento de competências, que transformam os estudantes em
profissionais éticos e responsáveis, aptos a uma participação ativa e eficaz na sociedade. Os
dados da pesquisa confirmaram a importância dos estágios na formação dos estudantes, nos
quais os alunos ampliaram e enriqueceram seus conhecimentos prévios, evidenciando um
continuum experiencial que motivou novas aprendizagens, com destaque à valorização da
estratégia pedagógica do “aprender fazendo” como componente central da formação
profissional. Além disso, a interação dos estudantes com os ambientes de estágios,
professores orientadores e supervisores, profissionais formados e a comunidade contribuíram
para uma formação alinhada às necessidades da profissão. A autonomia dos alunos foi
reforçada pela liberdade de escolha das áreas de estágio e desenvolvimento de projetos
próprios, incentivando responsabilidade e engajamento, confirmando um modelo pedagógico
eficaz e necessário para a formação de profissionais competentes frente aos desafios do século
XXI. |
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