Abstract:
A gestão escolar não é composta por uma única atividade, de fato, trata-se de um conjunto
de atividades, ações e esforços que, quando efetivos e integrados, geram vantagens para toda
a comunidade escolar e para a sociedade, de modo que o papel desse profissional precisa ser
compreendido e reconhecido. A educação desempenha um papel crucial na construção de
uma sociedade próspera e consciente, ao abranger diferentes facetas que se entrelaçam e
impactam diretamente na construção da memória social de um povo. Assim, garantir uma
educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento social, cultural e econômico de
qualquer região. Nesse sentido, compreende-se que a gestão escolar é parte da escola e deve
ser valorizada tanto quanto o ensino. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de
analisar os elementos essenciais das diversas dimensões da gestão escolar (financeira,
organizacional, pedagógica e social), no município de Balneário Gaivota, por meio da
perspectiva da memória das equipes gestoras das instituições municipais de ensino. A
presente pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, uma vez que busca
entender e interpretar as memórias e perspectivas dos gestores escolares, explorando assim
as dimensões profundas e subjetivas da gestão escolar no município de Balneário Gaivota.
Os dados coletados evidenciaram que as memórias fazem parte de todas as atividades dos
gestores e, além de uma construção do passado, atuam na formação de sua identidade como
gestores, na sua capacitação, na forma como atuam, na escolha de ações e outras tantas
situações. Foram realizadas sete entrevistas que deixaram contribuições para a construção
de memórias dos gestores escolares. Os desafios dos gestores são muitos, não apenas atender
a questões burocráticas envolvidas com suas atividades, toda a equipe escolar depende, em
alguma proporção, de suas ações, o que impactará também os resultados dos alunos e os
benefícios que poderão ser assegurados à comunidade escolar e à sociedade como um todo.
Para isso, porém, o gestor pode precisar de suporte dentro e fora da escola, o que muitas
vezes não encontra e, assim, o trabalho, sem muita ajuda ou sem o devido reconhecimento,
é um dos maiores desafios.