DSpace Repository

Programa bilíngue we are la salle: possibilidades e desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Reichert, Angélica Hackenhaar
dc.date.accessioned 2024-12-27T18:44:19Z
dc.date.available 2024-12-27T18:44:19Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4043
dc.description.abstract Implantado na Rede La Salle no ano de 2020, o programa bilíngue We Are La Salle foi concebido com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem em um ambiente bilíngue, com ênfase no aprimoramento das habilidades e competências linguísticas. Dessa forma, na presente pesquisa tem-se, como problema de investigação, o seguinte: Quais são as possibilidades e os desafios do programa bilíngue We Are La Salle para o desenvolvimento de habilidades e competências do Ensino Fundamental, previstas no eixo Oralidade da Base Nacional Comum Curricular, segundo as percepções de estudantes? A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com um delineamento metodológico que segue a abordagem hermenêutica. O referencial teórico adotado baseia-se nos pressupostos de Hamers e Blanc (2000), que sugerem a estudantes de programas bilíngues experimentarem avanços notáveis em suas habilidades linguísticas, especialmente na fluência oral. Os instrumentos de coleta de dados incluem entrevista semiestruturada e análise documental do Programa Bilíngue We Are La Salle, em conjunto com a BNCC. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas por meio de uma abordagem hermenêutica cuja investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da CAPES. Os resultados indicam que os estudantes do programa bilíngue apresentam melhorias tanto na compreensão durante diálogos e interações em sala de aula quanto no aumento da confiança ao se expressarem em inglês. O programa contribui para o desenvolvimento de habilidades da oralidade, previstas na BNCC, com ênfase na autonomia, fluência e segurança na comunicação. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Habilidades e Competências pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Programa Bilíngue We Are La Salle. pt_BR
dc.title Programa bilíngue we are la salle: possibilidades e desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes Antonio


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account