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No contexto atual da educação, observa-se um aumento na procura por formação continuada
de nível Stricto Sensu que vai além das fronteiras nacionais. Muitos profissionais estão
buscando oportunidades de estudo no exterior como meio de aprimorar suas competências e
adquirir conhecimentos adicionais. Esta crescente tendência foi observada também no
município de Codajás, particularmente entre os professores desta localidade. Esses
educadores optam por realizar cursos de mestrado no Paraguai como forma de aprimorar suas
habilidades e ampliar seu conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo tem como tema a
formação continuada no exterior: o que move os professores do município de Codajás a
estudarem mestrado no Paraguai. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa 2: Gestão e
Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade La Salle, trata-se de um Mestrado Interinstitucional Canoas/RS, Manaus/AM e
parte do seguinte problema: O que motiva os professores do município de Codajás/AM a
estudarem Mestrado no Paraguai? Diante deste cenário, a presente pesquisa tem como
objetivo geral investigar os motivos que levam os professores do município de Codajás/AM a
estudarem Mestrado no Paraguai. A abordagem metodológica nesta investigação é de cunho
qualitativo. Em relação à natureza, é uma pesquisa aplicada. Quanto ao procedimento, trata-se
de uma pesquisa de campo e bibliográfica. A unidade de estudo descreve os aspectos
característicos do município onde foi desenvolvido o estudo. Para a coleta de dados,
utilizamos um questionário on-line. A análise dos resultados teve suporte em Bardin (2010),
por meio da Técnica de Análise de Conteúdos. Os resultados mostraram que quase todos os
participantes já finalizaram seus estudos, com a maioria enfatizando a procura por progresso
na carreira e aumento de salário como as principais motivações. Dentre os aspectos mais
relevantes, destacam-se a adaptabilidade dos cursos, que possibilita a compatibilidade com as
férias do trabalho e o preço mais acessível em relação aos cursos no Brasil. Ademais, alguns
docentes destacaram a chance de experimentar uma cultura diferente como um ponto positivo
da experiência. Contudo, também foram mencionados desafios, tais como a adaptação ao
idioma e aos hábitos locais, bem como os desafios no processo de reconhecimento do diploma
no Brasil. Os achados também mostraram que para aqueles docentes não efetivos o diploma
de mestrado pode lhes garantir uma boa colocação em processos seletivos e
consequentemente a garantia de uma vaga no mercado de trabalho. Conclui-se que as
principais motivações dos professores de Codajás para realizarem o mestrado no Paraguai
estão ligadas à maior acessibilidade financeira, à flexibilidade oferecida pelos cursos e ao
desejo de crescimento profissional. Esses fatores acabam por superar os desafios logísticos e
culturais que surgem durante o processo. Conclui-se ainda pela discussão sobre a necessidade
de reflexão sobre as atuais políticas de pós-graduação no Brasil, com foco na ampliação de
programas que ofereçam maior flexibilidade, como a realização de cursos em períodos de
férias e em localidades mais acessíveis para professores que residam fora dos grandes centros
urbanos. |
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