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Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. A problemática central da dissertação reside na questão como a integração entre conteúdo programático, metodologias de ensino, qualificação da equipe técnica, infraestrutura educacional e o uso das tecnologias no projeto Capacitar para Incluir, realizado na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, contribui para preparar os estudantes para a inclusão no mundo do trabalho? Para responder à questão de pesquisa, apresenta-se o seguinte objetivo geral: analisar a contribuição do conteúdo programático, as metodologias de ensino, a equipe técnica e a infraestrutura na capacitação de estudantes para sua inclusão no mundo do trabalho. Este estudo qualitativo está fundamentado na análise documental do Projeto Capacitar para Incluir, realizado na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio. A escolha pela abordagem qualitativa e pelo estudo documental justifica-se pela necessidade de aprofundar a compreensão do fenômeno investigado, a partir da análise de dados textuais, documentais e visuais. A proposta metodológica da pesquisa documental é adequada para responder ao objetivo da dissertação. De acordo com Gil, a pesquisa documental utiliza materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados conforme os objetos da pesquisa. A análise dos documentos permitiu identificar as principais estratégias pedagógicas utilizadas no projeto e as contribuições do projeto para a inclusão social dos jovens. O estudo está fundamentado em autores como Freire, que enfatiza a necessidade de estimular a curiosidade do jovem sem a suprimir, promovendo autonomia e criticidade para agir como agente transformador. Ainda, Sarmento e Menegat reiteram que a educação é um direito básico ao longo da vida. Principais achados da dissertação indicam que o projeto Capacitar para Incluir tem sido fundamental para o desenvolvimento de habilidades profissionais e sociais dos jovens com deficiência intelectual, promovendo sua autonomia e autoestima. No entanto, foram identificados desafios relacionados a políticas mais eficazes, aprimoramento do Programa de Aprendizagem e Inclusão e permanência no mundo do trabalho. Espera-se que este estudo contribua para ampliar o conhecimento sobre a inclusão de jovens com deficiência intelectual no mundo do trabalho, contribuir para conteúdo programático, metodologias de ensino, qualificação da equipe técnica, infraestrutura educacional, o uso das tecnologias e estimular novas dissertações sobre o tema. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). |
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