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A presente pesquisa de mestrado apresenta a temática das narrativas de
professores de ciências da natureza sobre as (im)possibilidades de práticas
pedagógicas interdisciplinares no Ensino Médio em uma escola da rede estadual de
ensino do Amazonas. Insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e
Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade
La Salle, por meio do Mestrado Interinstitucional (Minter) com Manaus/AM. O
objetivo é analisar as narrativas dos professores que exercem a docência no Ensino
Médio, na Escola Estadual Senador Manoel Severiano Nunes (Manaus-AM), em
componentes curriculares da área de Ciências da Natureza, sobre as
(im)possibilidades de práticas pedagógicas interdisciplinares neste contexto. A
pesquisa, de abordagem qualitativa, se apresenta como um estudo de caso. A coleta
de dados deu-se por meio de estudo documental e aplicação de questionário junto
aos professores do campo empírico. A análise seguiu os preceitos de Cellard (2012)
para o estudo documental e Bardin (2011) para os dados empíricos, a partir de dois
eixos temáticos: as possibilidades de interdisciplinaridade a partir do entendimento
dos professores sobre a Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular
Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas em suas práticas educativas no Novo
Ensino Médio; e as dificuldades (impossibilidades) que os professores percebem
para a concepção de práticas interdisciplinares. Os resultados apontam, como
possibilidades, o protagonismo dos alunos a partir da BNCC, práticas pedagógicas
mais dinâmicas, engajadas e participativas; BNCC incentivando e integrando os
currículos; aprendizagem mais relevante, aplicável e significativa. No que diz
respeito às impossibilidades (dificuldades), os professores apontaram impactos da
BNCC nas práticas pedagógicas como: redução da carga horária, organização e
distribuição dos conteúdos de forma descontínua, interdisciplinaridade sem estrutura
e formação específica para tal, falta de recursos e de diálogo entre professores,
barreiras estruturais e organizacionais. A análise documental mostra a alteração da
carga horária anual, inclusão de novos componentes curriculares obrigatórios,
(re)definição das áreas do conhecimento em Linguagens, Matemática, Ciências da
Natureza e Ciências Humanas, componentes curriculares de forma integral e
(co)relacionadas, e área das Ciências da Natureza em três blocos: Matéria e
Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. No que tange ao cronograma de
implementação, este ocorreu, no Amazonas (Portaria nº 521/2021, RCA-EM e PCP EM), entre 2022 e 2024, de forma gradual, mesmo que outra Portaria (nº 627/2023)
tenha suspendido o cronograma que estava em curso. Pontuou-se, como
fechamento, limitações que se fizeram presente ao longo da dissertação, como
inconstâncias documentais surgentes (Portaria nº 627 e Lei nº 14.945) e a vigilância
quanto a possíveis atualizações, tornando-se desafiador, tendo em vista o situar-se
no processo (de implementação) e, ao mesmo tempo, pesquisando a tal respeito. Há
incertezas que se mantiveram vivas no processo, visto que, a partir do ano de 2025,
outro cronograma de implementação terá início. Por isso, nesta pesquisa, não
esboçou-se conclusões, pelo contrário, fez-se uma breve pausa, pois é importante a
sua continuidade, podendo-se trazer a perspectiva discente a respeito da temática. |
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