Abstract:
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle e à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na
Educação. A problemática central da dissertação reside na questão como a
integração entre conteúdo programático, metodologias de ensino, qualificação da
equipe técnica, infraestrutura educacional e o uso das tecnologias no projeto
Capacitar para Incluir, realizado na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio,
contribui para preparar os estudantes para a inclusão no mundo do trabalho? Para
responder à questão de pesquisa, apresenta-se o seguinte objetivo geral: analisar a
contribuição do conteúdo programático, as metodologias de ensino, a equipe técnica
e a infraestrutura na capacitação de estudantes para sua inclusão no mundo do
trabalho. Este estudo qualitativo está fundamentado na análise documental do
Projeto Capacitar para Incluir, realizado na Fundação O Pão dos Pobres de Santo
Antônio. A escolha pela abordagem qualitativa e pelo estudo documental justifica-se
pela necessidade de aprofundar a compreensão do fenômeno investigado, a partir
da análise de dados textuais, documentais e visuais. A proposta metodológica da
pesquisa documental é adequada para responder ao objetivo da dissertação. De
acordo com Gil, a pesquisa documental utiliza materiais que não receberam ainda
um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados conforme os objetos
da pesquisa. A análise dos documentos permitiu identificar as principais estratégias
pedagógicas utilizadas no projeto e as contribuições do projeto para a inclusão
social dos jovens. O estudo está fundamentado em autores como Freire, que
enfatiza a necessidade de estimular a curiosidade do jovem sem a suprimir,
promovendo autonomia e criticidade para agir como agente transformador. Ainda,
Sarmento e Menegat reiteram que a educação é um direito básico ao longo da vida.
Principais achados da dissertação indicam que o projeto Capacitar para Incluir tem
sido fundamental para o desenvolvimento de habilidades profissionais e sociais dos
jovens com deficiência intelectual, promovendo sua autonomia e autoestima. No
entanto, foram identificados desafios relacionados a políticas mais eficazes,
aprimoramento do Programa de Aprendizagem e Inclusão e permanência no mundo
do trabalho. Espera-se que este estudo contribua para ampliar o conhecimento
sobre a inclusão de jovens com deficiência intelectual no mundo do trabalho,
contribuir para conteúdo programático, metodologias de ensino, qualificação da
equipe técnica, infraestrutura educacional, o uso das tecnologias e estimular novas
dissertações sobre o tema. O presente trabalho foi realizado com apoio da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).