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A cultura empreendedora está relacionada com solução de problemas, transformação da realidade
e concretização de sonhos. Por isso, o empreendedorismo ultrapassa o mundo dos negócios e pode
ser aplicado em todos os âmbitos da vida: pessoal, acadêmico, profissional e na cidadania. Para
aprender a empreender, no sentido mais amplo da palavra, as universidades precisam promover
uma educação empreendedora que contribua para a formação integral dos estudantes por meio da
mobilização das competências técnicas e comportamentais para serem protagonistas em suas vidas
e no coletivo. Dessa forma, essa pesquisa contempla a temática da Effectuation para o
desenvolvimento da cultura empreendedora universitária no Ensino Superior inserido na linha
de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação
da Universidade La Salle. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como a Effectuation
contribui para o desenvolvimento da cultura empreendedora na Universidade La Salle-Canoas. A
tese é: a aplicação da Effectuation pode contribuir para o desenvolvimento da cultura
empreendedora na Universidade La Salle-Canoas. Para alcançar o objetivo a abordagem
metodológica é qualitativa, com estudo de caso da Universidade La Salle-Canoas, Brasil. As
unidades de análise são: coordenadores, professores e estudantes dos cursos de graduação, e a
coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais. Para o tratamento e análise dos dados será
utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico está ancorado
nos pressupostos de autores dos quais se destacam: Schumpeter (1961), Dolabela (2003), Lackéus
(2015), Lopes (2017), Mello, Almeida Neto e Petrillo (2021) e Sarasvathy (2022). Assim, o
referencial inicia abordando um panorama da Sociedade 1.0 até a Sociedade 5.0, em seguida tratase sobre o empreendedorismo, definições e vertentes teóricas, na sequência aborda-se a educação
e cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior e para finalizar reflete-se sobre a
Effectuation de Saras Sarasvathy. Resultados: Como resultados destaca-se: a) proposta de vertente
teórica da educação para o contexto do empreendedorismo com o entendimento da educação
empreendedora ser um instrumento de empoderamento e desenvolvimento humano; b)
incorporação da subcategoria “camaleão” ao Princípio da Limonada da Effectuation, relacionada
com a adaptação de pessoas e instituições nos mais diferentes contextos, sem perder a essência; c)
a educação empreendedora se faz presente na Universidade La Salle, conforme os relatos dos
coordenadores, docentes e estudantes que exemplificaram tais práticas como Projeto Integrador,
saídas fora da instituição, trabalho comunitário, dentre outros, que contribuem para a cultura
empreendedora em nível institucional; e d) a educação empreendedora pode atender três linhas
de ação: equilíbrio entre educação tradicional e empreendedora, parcerias internas e externas e
indicadores para mensuração, ações da universidade, inclusive seus impactos na sociedade.
Conclusão: A educação empreendedora universitária tem potencial de desenvolver-se cada vez
mais com impacto social, considerando o cenário dinâmico, mudanças tecnológicas, econômicas e
sociais; aprender, ensinar e empreender torna-se uma constante. |
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