Abstract:
Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa 2 – Gestão, Educação e Politícas
Públicas do Programa de Pós-Graduação de Educação (PPGE) da Universidade La
Salle de Canoas, busca entender a “Gestão Integrada da Educação (GIDE):
Contributos para a melhoria do desempenho das redes públicas de ensino no Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”. Neste sentindo, o objetivo geral é
analisar os contributos da Gestão Integrada da educação para a melhoria do
desempenho das redes públicas de ensino no Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB). O referencial teórico fundamentou-se, em especial na
temática encontrada nos artigos selecionados no Google Scholar e nas dissertações
e teses defendidas em Programas de Pós-graduação, disponibilizadas no Catálogo
de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) a partir do descritor “Gestão Integrada da Educação”. A
metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, que analisou os resultados dos
trabalhos pesquisados através da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por
Bardin, na qual foram categorizados dois eixos temáticos: a) Qualidade da Educação,
Avaliação em larga escala e resultados do IDEB; b) Gestão Pedagógica Democrática
e a Gestão Integrada da Educação. O estudo conclui que a Gestão Integrada da
Educação (GIDE), tem demonstrado ser uma ferramenta eficiente e que apresenta
sua contribuição para a melhoria dos resultados do IDEB, ao menos no que se refere
aos indicadores quantitativos, contudo, essa eficiência vem acompanhada de desafios
que envolvem a qualidade do ensino e a inclusão de todos os alunos no processo
educacional e propõe que uma abordagem que combine a gestão integrada da
educação com uma gestão pedagógica mais humana e democrática para conciliar a
eficiência nos resultados com a qualidade e a equidade no ensino.