Abstract:
Esta pesquisa desenvolve o tema "Práticas pedagógicas em Língua Portuguesa nos
Anos Finais do Ensino Fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino
no Amazonas". A gamificação na educação consiste em usar elementos de jogos
para motivar e engajar os alunos, tornando a aprendizagem mais interativa. Ao
utilizar atividades gamificadas na educação básica, cria-se um ambiente mais
estimulante, no qual os discentes sentem-se mais motivados e envolvidos com o
processo de aprendizagem. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa
“Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de
Pós-Graduação da Universidade La Salle, Mestrado Interinstitucional Canoas/RS -
Manaus/AM e parte do seguinte problema: Quais são os pressupostos da Base
Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino
Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que
fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua
Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental? Por isso, seu objetivo geral é
refletir sobre os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta
Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de
Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas
práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino
Fundamental. Este estudo caracteriza-se como pesquisa documental, de natureza
qualitativa, com objetivo exploratório. O corpus investigativo da pesquisa é formado
pelos seguintes documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a
Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP), da Secretaria de
Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM). A análise dos dados teve suporte em
Cellard (2012), e demonstrou que tanto a BNCC quanto a Proposta Curricular e
Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP) da SEDUC/AM., apresentam
pressupostos que fundamentam o uso da gamificação no ensino da Língua
Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como a educação integral, o
desenvolvimento de habilidades do século XXI, e a promoção de práticas
pedagógicas ativas e participativas, reforçando a relevância da gamificação para
uma formação mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas e
regionais. Além disso, o uso da gamificação no ensino de Língua Portuguesa é uma
estratégia eficiente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e
dinâmico, contribuindo para a efetivação das competências previstas na BNCC.