Abstract:
Este estudo insere-se na linha de pesquisa de Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas do PPGEDU/UNILASALLE, e tem como foco de pesquisa a
seguinte questão: “De que forma a utilização das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) pode contribuir com a prática pedagógica de docentes de
Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Itamarati –
Estado do Amazonas (AM)?” O objetivo geral alinha-se, então, com a investigação
sobre o modo como estes docentes utilizam as TICs nas suas práticas de ensino.
Como objetivos específicos, apresentam-se: (i) analisar o nível de familiaridade dos
docentes com as TICs, identificando suas habilidades e competências no uso dessas
tecnologias; (ii) registrar as percepções dos docentes sobre o impacto das TICs nas
experiências pedagógicas na área de Matemática, considerando diferentes domínios
e áreas do conhecimento; (iii) Investigar as práticas de formação de docentes para o
uso de TICs nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco nas estratégias
adotadas e nos desafios enfrentados; (iv) propor recomendações e sugestões para
aprimorar a integração das TICs no contexto educacional, visando a otimização do
processo de ensino. Observa-se que, no Brasil, desde o final da década de 90, há a
implementação de iniciativas governamentais voltadas para a introdução das TICs no
ensino público brasileiro. No entanto, apesar do histórico de investimentos públicos,
projetos e programas nesse campo, muitas realidades escolares enfrentam desafios
na plena incorporação das TICs no ensino, resultando em lacunas. A metodologia, de
abordagem qualitativa, engloba, além de análise documental, uma pesquisa de campo
com docentes da rede pública municipal de educação, atuantes nos Anos Finais do
Ensino Fundamental, através de entrevistas semiestruturadas, aplicando-se a
observação. Os resultados demonstram que, embora os docentes reconheçam os
benefícios das TICs, há uma lacuna significativa na formação e no suporte oferecido
para o uso dessas tecnologias no ambiente escolar. O potencial de engajamento dos
alunos por meio de estratégias tecnológicas é evidente, mas há uma necessidade
urgente de mais capacitações e infraestrutura para que as TICs sejam utilizadas de
maneira mais eficaz e integrada ao processo pedagógico.