Abstract:
A presente dissertação se insere na Linha de Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade
La Salle de Canoas, RS, por meio do Mestrado Interinstitucional (Minter) -
Manaus/AM. O estudo parte do seguinte problema de investigação: Como os
docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do
Amazonas percebem a relação entre a aprendizagem significativa e as práticas
pedagógicas? O objetivo geral consiste em: Problematizar as percepções de
docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do
Amazonas acerca das relações entre a aprendizagem significativa e as práticas
pedagógicas. A metodologia tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como um
estudo de caso. A unidade de análise é uma escola pública do Amazonas. Os
participantes do estudo são os docentes dos anos finais do Ensino Fundamental.
Para a coleta de dados foi realizada a aplicação de um questionário aos 17
professores da referida escola, dos quais obteve-se 11 respostas. Os dados foram
examinados seguindo as orientações da Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin,
2016), tendo sido estabelecidas duas categorias prévias. Os resultados sinalizam
que: a) os respondentes possuem uma compreensão sobre a aprendizagem
significativa que se aproxima ao que estabelece Ausubel (1980, 1982),
especialmente no que diz respeito à relação entre os conteúdos novos e os
conhecimentos prévios do estudante, buscando contextualizá-los, bem como trazer
material potencialmente significativo para os aprendizes; b) Dos 11 participantes,
somente um declarou não perceber essa relação. Todos os demais fizeram uma
relação direta entre as práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito às
metodologias ativas e à postura mediadora docente e a aprendizagem significativa;
c) os respondentes têm um entendimento muito próximo dos teóricos que
embasaram a pesquisa, na medida em que acreditam que as práticas pedagógicas
estão diretamente relacionadas com a aprendizagem significativa, uma vez que, a
partir delas é possível, partindo-se de contextos que o estudante já conhece,
construir nossas estruturas cognitivas. Para tanto, quanto mais significativo for o
material, mais atrai a atenção dos estudantes. Além disso, sinalizaram a postura
reflexiva do professor. Uma questão levantada pelos participantes da pesquisa e que
não estava descrita no referencial teórico é a importância da participação da família
para que a aprendizagem significativa de fato aconteça. A categoria possibilidades
de aprendizagem significativa a partir das práticas pedagógicas identificou:
Diagnóstico dos conhecimentos prévios e contextualização, relacionando os
conteúdos ao cotidiano dos estudantes, ajudando a criar um contexto mais
significativo; A utilização de materiais potencialmente significativos, selecionados ou
adaptados para facilitar a conexão com os conhecimentos existentes, mostrando-se
compreensíveis e relevantes para a realidade dos alunos; Protagonismo estudantil,
envolvendo metodologias que permitem uma atitude ativa no processo de
construção do conhecimento; A prática reflexiva e postura mediadora, que leva o
docente a estar aberto à reflexão sobre a sua prática pedagógica, adaptando-a de
acordo com as necessidades da turma e os objetivos educacionais. Sobre a
categoria limites, ainda que os participantes da pesquisa não tenham apontado
especificamente limitações para a aprendizagem significativa a partir das práticas
pedagógicas, citaram a impossibilidade da aprendizagem significativa sem presença
física, o que leva a pensar que as tecnologias digitais poderiam ser a causa dessa
limitação. Neste sentido, mostra-se cada vez mais urgente a incorporação das
tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, o que exige uma formação docente
que ultrapasse o domínio técnico, abrangendo também dimensões éticas e
metodológicas.