Abstract:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as
competências gerais que englobam a mobilização de conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores, a serem desenvolvidas nas etapas e modalidades que compõem a
Educação Básica, no contexto nacional brasileiro. Nesse sentido, esta Pesquisa, de
caráter Documental e Bibliográfica, teve como problema de investigação: “quais são
os saberes docentes necessários para o desenvolvimento de competências
tecnológicas previstas pela BNCC para a estratégia pedagógica?” Tendo sido
estabelecido como objetivo geral: refletir sobre os saberes docentes necessários para
o desenvolvimento de competências tecnológicas previstas pela BNCC para a
estratégia pedagógica. O corpus investigativo está composto, no âmbito documental,
pela Base Nacional Comum Curricular, e, no bibliográfico, pelas produções relativas
às competências tecnológicas e aos saberes docentes. Os dados são analisados pelo
método de análise de conteúdo. O estudo está inserido na linha de pesquisa: Culturas,
Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em
Educação, da Universidade La Salle - Minter Manaus, e do grupo de pesquisa
Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade - COTEDIC UNILASALLE /
CNPq. Os achados da pesquisa indicam que, referente à análise sobre a BNCC, os
alunos que cursam a educação básica possuem dificuldade de acesso à internet,
principalmente quando há uma comparação entre regiões do Brasil. As TDIC são
exploradas como ferramenta e não como recurso para aprendizagem, prevalecendo
uma visão tradicionalista da educação. Referente à análise das competências
tecnológicas, o docente possui um papel importante em mediar a tecnologia para
aprendizagem na sala de aula, pois pode contribuir para pensar e expressar os
conhecimentos e aproximar o aluno da escola e da sociedade. Porém, ainda
encontram várias barreiras para empregar práticas contemporâneas tecnológicas,
pois há uma deficiência de políticas públicas efetivas, de recursos e de capacitação
profissional que propicie conhecimento, compreensão e exploração da tecnologia em
sala de aula. Quanto aos saberes docentes, foi evidenciado que há lacunas tanto na
formação inicial quanto na continuada, não instigando os professores a serem
protagonistas ao explorar as tecnologias em sala de aula. Os saberes pedagógicos
correspondem à forma como aprendemos com as tecnologias, o saber disciplinar
identifica a congruência entre as tecnologias e os diferentes campos do conhecimento,
o saber experiencial é fragilizado pela resistência dos professores em relação às
tecnologias, com a não participação da inclusão digital, que é importante no processo
educativo. Os saberes docentes exigem reflexão, atitude e protagonismo, nas
formações inicial e continuada. Destacamos a necessidade de investimentos em
políticas públicas, assegurando condições adequadas de acesso dos alunos às
tecnologias, emprego de avaliação, de acordo com o novo currículo, formação e a
valorização do professor.