DSpace Repository

Tendências em educação matemática presentes nas práticas educativas de professores do ensino médio em uma escola estadual de Anori (AM)

Show simple item record

dc.contributor.author Ozier, Lucas de Souza
dc.date.accessioned 2025-03-11T18:09:52Z
dc.date.available 2025-03-11T18:09:52Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4136
dc.description.abstract A formação de professores de matemática tem sido uma temática recorrente nas pesquisas no campo da Educação Matemática quando se busca identificar as práticas desenvolvidas na Educação Básica. Este trabalho, em nível de mestrado, insere-se na Linha de Pesquisa formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e tem como problema de investigação: Como as diferentes tendências em Educação Matemática, estudadas durante a formação inicial e continuada, estão sendo abordadas nas práticas educativas de professores que exercem a docência no Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, no município de Anori/AM. Tem como objetivo problematizar as tendências em Educação Matemática presentes nas práticas educativas de professores que exercem a docência no Ensino Médio, no contexto de uma Escola Estadual do Município de Anori/AM. A metodologia, de abordagem qualitativa, constituiu-se em estudo de caso, possibilitando coletar dados por meio de questionário anônimo (Google forms) e de documentos normativos da Escola em estudo, como o projeto político pedagógico (PPP) e os planos de estudos de Matemática. Constatou-se que, apesar dos desafios estruturais, os professores buscam integrar metodologias inovadoras, buscando tornar o ensino da matemática mais contextualizado e significativo. As práticas de ensino de matemática investigadas nesta pesquisa mostram que a contextualização, o uso de recursos tecnológicos e a valorização da cultura local são estratégias promissoras que aproximam a matemática da vida dos alunos e ampliam seu potencial transformador. pt_BR
dc.subject Abordagem pedagógica pt_BR
dc.subject Planejamento curricular pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Educação matemática. pt_BR
dc.title Tendências em educação matemática presentes nas práticas educativas de professores do ensino médio em uma escola estadual de Anori (AM) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.abstract Ferreira, Rute Henrique da Silva


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account