Abstract:
Na contemporaneidade, as crianças da educação infantil, são reconhecidas como
sujeitos de direitos, capazes de construir conhecimentos e potencialmente
participantes. Com base em tais princípios, os profissionais responsáveis pela
gestão escolar, são desafiados a fomentar o protagonismo infantil na perspectiva da
gestão democrática no contexto das escolas de educação infantil. Nesse sentido, a
presente pesquisa bibliográfica focaliza as contribuições da produção
acadêmico-científica para a reflexão sobre a prática cotidiana sobre a temática. Para
tanto, realizou-se um diálogo com os pressupostos teóricos de Libâneo, Lück e
Ribeiro, Barbosa, Horn, Craidy, Kaercher, Oliveira-Formosinho, Arroyo, Rinaldi,
Friedman entre outros e estabeleceu-se um corpus investigativo composto por 12
trabalhos defendidos em Programas de Pós-graduação situados no Brasil entre os
anos de 2014 e 2022, localizados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.
O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas
do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados
coletados por meio de análise documental e teórica, serão analisados com base na
Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais achados da pesquisa são: que a
literatura atual carece de estudos que investiguem a gestão democrática na
educação infantil sob a perspectiva do protagonismo infantil. A maioria das
pesquisas foca em aspectos administrativos e organizacionais, sem considerar como
as crianças podem influenciar e participar ativamente na gestão das instituições. A
compreensão do protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática é
essencial para a construção de um ambiente educacional que realmente valorize a
participação e a voz das crianças.